Empresário do Centro-Oeste é homenageado em Belo Horizonte no Dia da Indústria

Publicado por: Jhenifer Gonçalves

A FIEMG promoveu, na noite desta última quinta-feira (23), a solenidade em comemoração ao Dia da Indústria 2024. Neste ano, a cerimônia teve como tema “Atitudes que inspiram Transformação. Ações que impactam o futuro” e foi realizada no Minascentro, em Belo Horizonte. O evento tem como objetivo valorizar empresários, autoridades públicas e representantes do setor produtivo que contribuem com o crescimento de Minas Gerais e do Brasil.

Indicado pelo presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, o empresário calçadista Anísio Lacerda Oliveira, diretor-presidente da Calçados Addan Ltda, foi um dos agraciados com o prêmio Mérito Industrial. A Calçados Addan iniciou suas atividades em 1991 em Nova Serrana e em 2006 a sede foi transferida para Itapecerica onde, atualmente, emprega mais de 800 pessoas operando em uma infraestrutura avançada que inclui energia solar e reciclagem.

Continua depois da publicidade

Para o presidente da FIEMG Regional, homenagear um empresário do Centro-Oeste é a comprovação da relevância da indústria da região e o reconhecimento da atuação dos empresários frente aos segmentos que representam. “Essa escolha comprova o quanto nossa região é importante para nossa economia. Parabéns ao agraciado que, ao longo dos anos, vêm gerando emprego e renda e promovendo o desenvolvimento”, enfatizou.

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, destacou a importância das indústrias para o fortalecimento econômico e social do Estado. Após parabenizar os homenageados, ele também celebrou os resultados alcançados pela Federação desde 2018, com foco no associativismo e na geração de empregos e ampliação das unidades SESI e SENAI. O dirigente anunciou, ainda, a assinatura de um Termo de Compromisso Complementar entre o Ministério Público de Minas Gerais e as empresas ArcelorMittal, CSN, Mineração Morro do Ipê, Tamisa e Vale, com o objetivo de estabelecer medidas relacionadas ao reprocessamento/reaproveitamento dos materiais decorrentes do processo de descaracterização das barragens. De acordo com ele, o documento irá permitir a reutilização dos rejeitos das barragens alteadas pelo método a montante, contribuindo para a descaracterização dessas estruturas e reduzindo os riscos e impactos ambientais. Além disso, as empresas que assinam o termo contribuirão com recursos financeiros a serem destinados ao Programa Bolsa Reciclagem. Roscoe encerrou seu discurso com menção à campanha liderada pela FIEMG para o uso de hidrelétricas, que pode contribuir com o percentual de energia limpa na matriz elétrica brasileira.

 

Premiações

Carlos Mário de Moraes, diretor-superintendente dos Laboratórios Osório de Moraes Ltda e presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins industriais de Minas Gerais – SINDUSFARQ, recebeu, durante a cerimônia, o Mérito Industrial CNI, e lembrou que o setor dirigido por ele é responsável por mais de 41% do ICMS do Estado mineiro. Em todo o Brasil, o segmento farmacêutico arrecadou mais de 38 bilhões de dólares em 2023.

Ana Cabral, CEO e cofundadora da Sigma Lithium, foi agraciada com Mérito Industrial do Ano e destacou a trajetória da empresa desde 2019. Ela valorizou o papel das mulheres no setor produtivo e ressaltou o papel da empresa para a construção do quarto maior complexo industrial mineral do Mundo, atrás somente da Austrália.

Na categoria ‘’Construtores do Progresso,’’ criada para agraciar personalidades e empresas que contribuem com o desenvolvimento econômico e social do país, destaque para o deputado estadual, Gil Pereira, que atua em prol da utilização de fontes de energias renováveis. Atualmente, Minas Gerais é líder nacional na geração de energia solar no país.

Além disso, foram agraciados com o Mérito Industrial 2024 empresários que atuaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo: Anísio Lacerda, diretor-presidente da Calçados Addan Ltda; César Sodré, CEO da EXXER Ltda; Claudinei Lopes, proprietário da Independência Móveis; Gilberto Teixeira, diretor-geral da Sallêto Indústria e Comércio de Móveis Ltda; Gilberto Teodoro, sócio-fundador da Designtex Indústria e Comércio de Tecidos Ltda;  Henrique Simões, diretor-presidente da Minasligas S/A; José Henrique Guimarães, sócio-diretor da Cocal Alimentos; Lázaro Batista, sócio-proprietário da Carré Arte em Mármore e Granito Ltda; Marcelo Pimenta, sócio-administrador da Plásticos Tropical Indústria e Comércio Ltda; Márcio Antunes Filgueira, diretor-geral na Manfil Trucks Hélio; Rodrigo Kaukal, vice-presidente e diretor comercial da Viena Siderúrgica S/A; Rodrigo Rocha,  sócio-diretor da Forte Premoldados Ltda; Sávio Colombo, vice-presidente da Lhoist Brasil – Mineração Belocal Ltda; Thiago Augusto Durães, sócio-diretor da Fazenda Salinas Indústria e Comércio de Bebidas Ltda; e Thiago Jorge Florentino, sócio-administrador da Florentino e Cia Ltda.

Professores e alunos do SESI e do SENAI que se destacaram ao longo dos últimos meses também foram agraciados na categoria ‘’Portadores de Futuro’’, e um grupo de colaboradores da indústria foi homenageado com a medalha ‘’Mérito da Trabalhador’’.

Professor Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais, ressaltou atuação da FIEMG ‘’a favor de toda a sociedade mineira.’’ Ele afirmou que, por meio de parcerias entre os poderes público e privado’’, Minas Gerais alcançou o menor índice de desemprego de toda a sua história.

Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, Antônio Carlos Arantes, deputado estadual, Jarbas Soares, procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos Calazans, superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Fernando Passalio, secretario de Estado de Desenvolvimento Econômico, Luiz Cláudio Gomes, secretário de Estado de Fazenda, Luísa Barreto, secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Marília Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Elizabeth Jucá, secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Nadim Donato, presidente da Fecomércio MG, além de empresários e representantes de poder público, também participaram da cerimônia.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade