Mauro Célio de Melo Júnior (Juninho Chumbreca), Presidente do SINVESD receberá da FIEMG a comenda ‘Mérito Industrial’

Publicado por: Redação

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) celebra, no dia 25 de maio, no Minascentro, em Belo Horizonte, o Dia da Indústria de 2023. A solenidade tem o objetivo de reconhecer os empresários que, com empreendedorismo, persistência e visão de futuro, colaboram de forma decisiva para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil – No Centro-Oeste de Minas dois empresários serão agraciados. Escolhido por unanimidade pelo Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste conjuntamente com os presidentes dos 8 sindicatos da região, Mauro Célio de Melo Júnior, Presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Divinópolis (SINVESD) e diretor da MX72 Manufatura da Moda, receberá o Mérito Industrial.

Hyrguer Aloísio Costa, Sócio diretor da Fênix Ferramentaria e Modelação, indústria do segmento de fogos de artifício de Santo Antônio do Monte será homenageado na categoria Micro e Pequeno Industrial. A Federação Mineira também prestará homenagem a outros empresários que se destacaram em prol do crescimento e fortalecimento do setor produtivo de Minas Gerais com a comenda Mérito Industrial.

Continua depois da publicidade

Para o Presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, a escolha dos representantes do Centro-Oeste reforça a importância da diversidade dos segmentos industriais na região. “Essa escolha comprova o quanto nossa região é plural, diversificada e relevante para nossa economia. Parabéns aos agraciados”, enfatizou.

Dia da Indústria – A data foi instituída pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1957, por meio do Decreto nº 43.769. No mesmo ano, a CNI criou a Medalha do Mérito Industrial, para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, então presidente da Confederação e da FIEMG. 

Em Minas Gerais, a comemoração teve início em 1960, na gestão de Fábio de Araújo Motta, presidente da FIEMG à época. Nesse ano foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira. Entre 1961 e 1964, a FIEMG não outorgou a Medalha do Mérito Industrial, não deixando, no entanto, de celebrar o Dia da Indústria. De 1965 até hoje, anualmente, em 25 de maio ou datas próximas, a entidade entrega o prêmio aos empreendedores de destaque.    

 Desde 1965, os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos sindicatos empresariais em todo o estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade. Em 1976, a FIEMG instituiu o título de Industrial do Ano.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade