Comunidades de Itatiaiuçu denunciam falta de água, poluição de rios, barulho e poeira promovida pela mineração

Em visita da Comissão de Meio Ambiente, moradores das localidades de Samambaia e Curtume reclamaram de impactos ambientais e sociais da atividade minerária.

Publicado por: Lorena Moura

Em visita a Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) verificou os impactos ambientais e sociais da mineração nas localidades de Samambaia e Curtume, no município de Itatiaiuçu.

Falta de água, poluição de rios, barulho e poeira resultantes de detonações nas minas e do alto tráfego de caminhões e máquinas e saída forçada de suas casas, com aniquilação do modo de vida local, foram os principais problemas relatados à comissão, representada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), autora do requerimento de visita. Também participou o promotor do Ministério Público da Comarca de Itaúna, Guilherme Miranda. Na roda de conversa realizada em Samambaia, cidadãos das duas comunidades (que reúnem cerca de 40 famílias) e de outras localidades próximas detalharam os problemas que enfrentam desde 2014, quando se instalou na região a Mina da Usiminas.

Continua depois da publicidade

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade