Secretária Nacional do PT acionará a AGU por acusações do senador Cleitinho envolvendo deputados do partido e o Ministério da Cultura

Publicado por: Redação

Gleide Andrade,  secretária nacional de Finanças e Orçamento do PT, em entrevista exclusiva ao Divinews neste último sábado (27), disse que acionará a AGU – Advocacia Geral da União pelas declarações feitas pelo senador Cleitinho Azevedo que acusou “levianamente” dois deputados do PT, um federal e um estadual,  por terem, segundo ele,  informações privilegiadas e interferência no Ministério da Cultura, na liberação dos recursos da Lei Paulo Gustavo, destinados a Divinópolis  – Gleide avaliou ainda que, concorda que seja instaurada uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito. Porém, não no Senado, mas na Câmara de Divinópolis à  pedido dos vereadores, já que a ação da PF na última terça-feira (23) aconteceu no município com a prisão de quatro elementos, que alegaram terem intermediado liberação de recursos federais de forma escusa. 

“Quero dizer que eu estou de pleno acordo que tem que ter uma CPI mesmo. Mas tem que ser em Divinópolis, não é no Senado, porque o que está ficando evidente é que tem um problema na execução da Lei Paulo Gustavo em Divinópolis e a gente espera que a Câmara de Vereadores faça o pedido com rapidez. Por que nos interessa muito saber”, afirmou Gleide.

Continua depois da publicidade

A dirigente partidária disse estar tranquila, por que a Policia Federal já está investigando. E que o pedido de investigação será reforçado para que tudo seja apurado, sobre a denúncia de tentativa de desvio da Lei Paulo Gustavo.

“O Governo Federal tem  o portal da transparência, então todo o recurso que vai para qualquer município do Brasil você acessa lá informações da cultura, da educação, da saúde, do transporte. As informações são públicas desde os municípios do Acre até os do Rio Grande do Sul. Isso é sinônimo de transparência e de democracia. Talvez a prefeitura de Divinópolis não tenha o portal da transparência tão transparente.”, questionou Gleide

A secretária disse ser uma denúncia muita grave a denúncia do senador Cleitinho de que existem deputado do PT envolvidos, e sem citar nenhum nome.

“Quais deputados? Eles tem os nomes? Tem CPF? você não se elege, se você não tiver nome, CPF. Então, quando se faz uma denúncia, a gente tem que ter muita responsabilidade sobre o que se fala. Queremos saber quem são esses deputados, tem que ter nomes e  tem que ter CPF”, se indignou e concluiu: “O PT não foge de investigações, veja o nosso histórico, veja o que nós já passamos na vida, então nós queremos saber”

Gleide na entrevista informou que vai acionar a AGU nesta semana, por que a partir da grave declaração do senador Cleitinho Azevedo,  de que existe irregularidades na liberação dos recursos da Lei Paulo Gustavo, de que saem informações privilegiadas lá de dentro, além do envolvimento de dois parlamentares do PT, é preciso investigar e esclarecer. “Ele não cita nomes. A história não bate, ela não está fechando. Vamos reforçar junto ao Ministério da Justiça que a Policia Federal investigue a fundo”.

Quanto a fala do senador Cleitinho na entrevista coletiva, com insinuações subliminares de relações próximas com a Policia Federal, Cleide afirmou: “Olha, eu quero te dizer que Eu Acredito muito na autonomia da polícia federal. Respeito muito a polícia federal. Nós temos uma polícia que é investigativa, e muito correta. Sobre a coordenação do Ministério da Justiça”.

A secretária achou muito estranho a participação do senador Cleitinho Azevedo em uma entrevista coletiva que não diz respeito ao Senado, e nem ele próprio quanto senador. “É  uma novidade, nunca vi isso. Nós vivemos num sistema federativo, onde tudo é muito bem  distribuído. Problema no município resolve no município, então se tem uma denúncia, quem apura é a Câmara de vereadores. Se é no estado, quem apura é a Assembleia Legislativa e se é o governo federal, aí sim são as duas casas legislativas,  a Câmara dos Deputados, ou o Senado”

“O nosso senador aqui de Divinópolis, o cleitinho. Parece que ele está inaugurando novo formato. Eu não conheço esse formato de se fazer uma CPI no Senado para é apurar um problema em um município, no caso aqui em Divinópolis –  Me estranha isso, mas vindo dele não me surpreende. Eles, aliás, são mestres em criar fórmulas, alquimias na política”.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade