4 casos de nova subvariante da Covid-19 é identificada no Brasil

Publicado por: Brener Mouroli

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso anunciou a identificação de uma nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. Esta é a primeira vez que a subvariante é registrada no Brasil, conforme ressaltou a pasta em comunicado oficial. De acordo com a nota divulgada, o laboratório central do estado realizou o sequenciamento genômico, identificando a nova subvariante durante uma pesquisa conduzida entre os dias 16 e 18 de janeiro. Quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a JN 2.5 e foram hospitalizadas como resultado.

Das quatro pacientes, três receberam alta médica e estão em condição estável, seguindo em isolamento domiciliar sob a supervisão da vigilância municipal. No entanto, a quarta paciente, que apresentava doença pulmonar obstrutiva crônica, veio a óbito. A Secretaria de Estado de Saúde ressalta que a causa do falecimento ainda está sob investigação, e não é possível afirmar que tenha sido decorrente da covid-19.

Continua depois da publicidade

O governo do estado pediu que a população evite pânico e mantenha-se em alerta para sintomas gripais. As orientações incluem ainda o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado e higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%, além de vacinar-se contra a doença.

Nova subvariante da Covid-19, JN 2.5, não é uma exclusividade do Brasil. Ela também foi identificada em outros países, como Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido. A disseminação global destaca a necessidade de vigilância constante e ações coordenadas para enfrentar a evolução do vírus.

Com informações de Agência Brasil

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade