Café com Leitura: “apresento a vocês o meu top 5 de 2023, os livros que mais me emocionaram, me envolveram e mexeram comigo de alguma forma”

Publicado por: Redação

Boa tarde leitores e leitoras. No primeiro Café com Leitura do ano apresento a vocês o meu top 5 de 2023, os livros que mais me emocionaram, me envolveram e mexeram comigo de alguma forma – Curioso que foi um ano em que priorizei outras coisas e acabei não lendo tanto quanto gostaria. Li menos títulos, porém, soube fazer excelentes escolhas; foi bem difícil eleger os 5 melhores, então tive que inserir um livro bônus.

Já salva e compartilha esse conteúdo para se inspirar na hora de escolher os livros que pretende ler em 2024.

Continua depois da publicidade

5º Exílio – Romance/ficção histórica
O romance tem como pano de fundo a colonização australiana que se deu através do envio de condenados para cumprirem pena executando trabalhos não remunerados no novo país. Baseado em uma história real, desnuda a truculência vivida pelas mulheres no desenvolvimento da Austrália Colonial no século XIX.

4º A Biblioteca de Paris – Romance/ficção histórica
Baseado na história real dos corajosos bibliotecários que desafiaram os nazistas na França, a ficção histórica acompanha a saga de Odile, uma jovem apaixonada por livros que, a contragosto do pai machista e antiquado, começa a trabalhar na Biblioteca Americana em Paris e se encanta pelo poder da literatura.

3º Morte no Internato – Suspense
A morte suspeita de um jovem problemático de família rica em seu quarto no internato é apenas a ponta do iceberg dessa história com diversos mistérios entrelaçados.

2º A casa dos espíritos – Realismo Mágico
História de 3 gerações de mulheres fortes e resistentes, cujas vidas se entrelaçam a um homem extremamente conservador e truculento. Tendo como pano de fundo a revolução e contrarrevolução, a força feminina é a teia que dá corpo a toda narrativa

1º A sombra do vento – Suspense
Na Barcelona de 1945, Daniel Sampere vive com seu pai, um livreiro que sempre o incentivou no caminho da leitura e conhece um segredo há muito escondido: a existência de uma biblioteca secreta. Lá estão obras únicas, esquecidas e raras.

Bônus – Véspera – Romance/Suspense nacional
O livro trata da exaustão de uma mãe que, num momento de loucura, abandona o filho de 5 anos no meio de uma avenida qualquer. Pelo retrovisor, a imagem da criança enrolando as mãozinhas na barra da camisa, desolado e só. A autora tece uma teia de sentimentos, vivências e traumas muito bem amarrados, sem nenhuma ponta solta.

E esses foram os meus preferidos de 2023. Um excelente 2024 pra você que me acompanha aqui e que venham muitas surpresas literárias. Abraços e boas leituras.

 

Nota Divinews: Em breve, comemoração pelos dois anos de coluna de Gra Castro (aguardem!)

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Boa tarde. Acompanho a coluna “Café com Leitura” e sempre gostei bastante. Gostaria de dar uma opinião referente a esta: seria interessante colocar os nomes dos autores dos livros, para facilitar quem for seguir os conselhos de leitura. Grande Abraço.

Continua depois da publicidade