Em ‘Café Com Leitura’, Gra Castro, resenha o livro “A última Livraria de Londres”, ambientado na 2ª Guerra Mundial

Publicado por: Redação

Um romance histórico ambientado em Londres no início da Segunda Guerra Mundial e narra a transformação e resiliência dos cidadãos londrinos com a destruição causada pelos bombardeios. A última livraria de Londres será nossa companhia no Café com Leitura desta quinzena. 

A jovem Grace Bennett abandona sua vida no interior e embarca num trem em busca do sonho de viver na promissora Londres, mas o som atraente das lojas, teatros e restaurantes da metrópole logo é substituído pela sirene que alerta os moradores dos ataques a bomba disparados pela Alemanha. A Inglaterra entrou na guerra e o sonho começa a se tornar um pesadelo que só a força da amizade, generosidade e compaixão é capaz de amenizar.

Continua depois da publicidade

Sem nenhuma familiaridade com os livros, Grace começa a trabalhar numa livraria, onde descobre no ranzinza senhor Evans um grande amigo. A paixão pelos livros chega de mansinho e logo a jovem começa a promover leituras coletivas levando alento para as esposas que perderam seus maridos para a guerra, mães que enviaram suas crianças para o interior e idosos sem esperança.

Passando a noite abrigados no metrô para se protegerem, os moradores de Londres adormecem ouvindo as histórias de personagens marcantes como Jane Eyre, de Charlote Brontë, Emma, de Jane Austen e até O Conde de Monte Cristo. Cada nova história contada por Grace é um sopro de esperança em meio ao som ensurdecedor das bombas que destroem a antes charmosa e agora devastada Londres.

A escrita da autora é fluida e, mesmo narrando os horrores da guerra, consegue ser leve e delicada. Os personagens são cativantes e envolventes e cada um é construído de modo a trazer a sua carga de emoção para a narrativa.

A última livraria de Londres mistura a destruição da guerra, a força da amizade e a paixão pelos livros, o resultado é um livro sobre perdas, superação, coragem, recomeços e o poder que os livros têm de unir as pessoas e trazer esperança. Super recomendo.

“Acho que dentro de todos nós há um vazio, uma lacuna esperando para ser preenchida por alguma coisa. Para mim, essa coisa são os livros e todas as experiências que eles oferecem”.

Para mais conteúdos literários e uma conversa agradável sobre a paixão por livros, siga meu perfil no instagram @graciellepcastr

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade