No Café com Leitura deste domingo (10), Gra Castro resenha a história da mulher que projetou na cachorra o desejo de maternar

Publicado por: Redação

“Damaris vive em um povoado colombiano à beira mar. Ao perder a mãe ainda criança e presenciar uma tragédia que matou seu amigo, a já sofrida infância pobre da menina torna-se solitária e carregada de luto, remorso e culpa. Criada pelo tio, que nunca conseguiu suprir a necessidade de afeto de Damares, a garota só encontra amor ao casar-se com Rogélio no início da juventude. Mas o que deveria ser a libertação de Damares, torna-se seu calvário, à medida que os anos vão se passando e ela não consegue engravidar. A vida de Damares perde o brilho a cada nova tentativa frustrada de gerar uma criança”.

Ao saber que uma cadela foi morta no vilarejo vizinho e deixou filhotes órfãos, Damares decide adotar uma cachorra. A esposa de Rogélio dá ao filhote o nome da filha que nunca teve e projeta nela a realização da maternidade que sempre almejou, depositando na cachorra todo seu afeto guardado. Em troca, Damares espera que a cachorra retribua com ternura e presença, mas o instinto animal se sobrepõe e a cadela descobre as ruas e passa a fugir repetidamente. Mais uma vez, Damares se vê abandonada, frustrada e sozinha.

Continua depois da publicidade

A relação com a cachorra desperta os sentimentos mais íntimos e profundos em Damares externalizando os complexos e traumas criados e fortalecidos por uma sociedade na qual a maternidade é quase um selo que legitima a existência de uma mulher. Damaris vive o fardo da mulher que não cumpre o código de conduta social a ela destinado e não consegue ser o que se esperava dela: mãe e esposa.

O livro de Pilar Quintana escancara o lado animalesco do ser humano, movido por suas trajetórias construídas acerca de frustrações, julgamentos e traumas não resolvidos. É uma obra curta, de leitura rápida, narrativa fluida, mas com uma profundidade assustadoramente humana e real.

Para mais conteúdos literários, acompanhe meu perfil no instagram @graciellepcastro.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade