Depois de Divinópolis perder profissionais e milhões em recursos, “vereadores despachantes do prefeito” aprovam projeto dos ACS e ACE, que já deveria ter sido aprovado

Publicado por: Redação

No rastro da perda de 186 vagas para Agentes de Saúde, acompanhada de uma redução de verba mensal de 5,3 milhões em 2023 e 8,6 milhões em 2024, o Prefeito de Divinópolis, que é irmão do Senador Cleitinho Azevedo, agiu rapidamente em conjunto com seu grupo de “Vereadores Despachantes” para aprovar, em tempo recorde, o Projeto de Lei nº 7.008/2009. O objetivo é aumentar o número de cargos públicos, passando dos atuais 250 para 320 cargos de Agentes Comunitários de Saúde, um acréscimo de 70 cargos.

A ação, que ocorreu de maneira ágil, chama a atenção e levanta questionamentos sobre a prioridade no aumento do número de vagas e a omissão no pagamento de forma correta do piso desta mesma categoria considerada importante para funcionamento eficaz das equipes da Estratégia Saúde da Família.

Continua depois da publicidade

Embora os Agentes Comunitários de Saúde sejam peças fundamentais no sistema de saúde local, a categoria tem enfrentado desafios desde o ano passado, buscando apoio na Câmara Municipal. No entanto, as promessas dos vereadores não se traduziram em ações concretas.

O fato que desperta indignação entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) é a rapidez com que os vereadores atendem às demandas do executivo, em contraste com a morosidade para resolver as questões essenciais da categoria. Há mais de um ano, os (ACSs) e (ACEs) têm batido às portas dos gabinetes dos vereadores, destacando a necessidade urgente de ajustes no Grau Hierárquico (GH) da categoria para cumprir o piso salarial. Essas alterações são cruciais para que as progressões no plano de carreira estejam alinhadas com o piso inicial estipulado pela Emenda Constitucional 120, equivalente a dois salários mínimos, que vem sendo burlado descaradamente pela atual gestão.

Após o município sofrer prejuízos com o cancelamento do credenciamento de vários agentes comunitários de saúde, a gestão finalmente agiu “a velocidade da luz” para ajustar a legislação, que não havia sido modificada quando a contratação dos ACSs teve início. Essa medida é crucial para preservar a qualidade dos serviços prestados à população e garantir a valorização dos profissionais que desempenham um papel vital na promoção da saúde pública em Divinópolis.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Augustinho.soares José Soares disse:

    A esquerda e mesmo um CÂNCER NO ESTADO TERMINAL NO BRASIL. Divinópolis nunca teve um prefeito honesto e trabalhador como o nosso atual GLEIDSON. UM PREFEITO QUE ATENDE A TODOS SEM Ecepssao de pessoas. E como a ESQUERDA ve um bom PREFEITO logo enche de inveja e começa jogar pedras… voces que sao da esquerda EXCREMENTO DE PETISMO. Nossa cidade nao precisa de VOCÊS nem pra limpar privada porque pra nada se aproveita de voces a nao ser para apedrejar PESSOAS.

  2. Anônima disse:

    É inacreditável como a família Azevedo que tanto fala em justiça, carrega tanta lama no coração,e também no asfalto da cidade.
    Por dentro, pão bolorento, por fora idem. Ainda por cima, vive dançando para zombar da nossa desesperança.
    E que se dane o servidor. “Né Janete”?

Continua depois da publicidade