Presidente da Finep, ao lado de Secretaria do PT e do presidente da FIEMG, fala sobre financiamento empresarial

Publicado por: Brener Mouroli

Divinópolis é um local de oportunidades e é por isso que o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Celso Pansera, esteve na cidade. Em palestra realizada na manhã desta quinta-feira (23), na sede da FIEMG Regional Centr-Oeste,  Pansera apresentou as formas de financiamento para que  empresas possam conseguir desenvolver projetos e arrecadar recursos para pesquisas em inovação tecnológica,  por meio da FINEP.

No evento estiveram presentes diversos nomes importantes para o cenário do comércio, indústria, e educação na região centro-oeste de Minas, como  Gleide Andrade, facilitadora do evento e secretária nacional de finanças e orçamento do PT; Eduardo Soares, presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste; Mauro Célio de Melo Júnior (Juninho), presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário de Divinópolis (Sinvesd); Macaé Evaristo,   deputada estadual pelo PT, e Edson Sousa, vereador pelo CND em Divinópolis.

Continua depois da publicidade

O evento é mais uma das iniciativas para fomentar o desenvolvimento industrial e tecnológico, além da empregabilidade na região. Gleide Andrade detalha que o propósito de trazer Pansera a Divinópolis é mostrar aos empresários as diversas formas as quais eles podem acessar o financiamento para aperfeiçoarem suas produções, pois, como evidencia “na medida que você aperfeiçoa a produção, você gera mais emprego”. 

Pansera afirmou ser de extrema importância que as empresas aprendam a utilizar dos financiamentos disponibilizados pela instituição, por ser necessário para o desenvolvimento do mercado de inovação e tecnologia. Para Andrade, “a nossa região foi abandonada há muito tempo e ela é uma região de muita potencialidade. Somos uma região muito industrial. A indústria precisa se renovar, para isso ela precisa ter investimento”, argumenta.

Gleide Andrade conta que o seu objetivo como facilitadora do evento é que possibilitar que as empresas e indústrias da região centro-oeste possam conhecer as linhas de financiamento apresentadas por Pansera e, assim, melhorar a empregabilidade da região. “Queremos que as pessoas que se formam na cidade, não precisem ir embora em busca de emprego, como foi meu caso. Nasci aqui e tive que ir embora para Belo Horizonte em busca de oportunidades. Se você tem uma indústria que é capacitada, uma indústria que gera estrutura, você então consegue gerar emprego. É isso que queremos nossa região, tenha emprego, tenha indústria, tenha desenvolvimento para que o nosso povo não precisa ir embora e possa ficar aqui do lado da família, ser feliz aqui”, detalha Andrade.

Eduardo Soares, presidente da Fiemg Regional Centro-Oeste, em sua opinião essa é uma grande oportunidade para as empresas da região, pois, com os financiamentos é possível juntar o interesse da área acadêmica, com as empresas e formular projetos e buscar esse recurso. Soares, disse avaliar positivamente o evento, “foi uma manhã muito proveitosa e nos alertou a muitas coisas que a gente não consegue ver no nosso dia a dia. Foi uma proposta de oportunidade, realmente”.

O gerente comercial da empresa MSI Engenharia e Tecnologia, David Henrique, fala que as oportunidades de financiamento são essenciais para que empresas como a que ele representa possam aumentar o desenvolvimento de projetos de inovação. Com a expectativa de encontrar novas linhas de crédito e oportunidades para financiar os projetos da empresa que já atua na inovação, o gerente mostra otimismo, “vemos essas novas linhas de crédito como um ponto positivo, com intuito de viabilizar que o pessoal possa ter acesso investimentos para novas tecnologias”, conta o gerente.

O representante do setor de moda, o presidente do Sinvesd, Juninho, expressa ter ficado muito feliz com o evento e com as possibilidades futuras, “Fiquei feliz demais com o que apresentado hoje pelo presidente da Finep. Porque vi possibilidades para o setor de confecção, tecnologia que estamos precisando melhorar. Assim, podemos melhorar o produto e quem sabe até exportar. Hoje são poucas as empresas exportam confecção em Divinópolis, então, abre várias possibilidades”, expressou. Além disso, Juninho pontua também que o encontro com empresários anunciado na palestra é de grande importância, pois este “vai trazer benefício para todos nós da cadeia produtiva e da indústria de Divinópolis e de Minas Gerais”.

Leia também:

Encontro com empresário em 2024

Em meio a sua palestra, o presidente da Financiadora anunciou que em janeiro de 2024 haverá um encontro com os empresários da cidade de Divinópolis. O objetivo é que os empresários possam aprender a acessar as formas  de financiamentos disponibilizados para as empresas. Soares, explica que o evento é a chance dos empresários aprenderem a criar seus próprios projetos, “precisamos aprender a fazer melhor os nossos próprios projetos, porque são complexos, tem que preencher muito a papelada, mas para isso teremos outro evento em janeiro ou fevereiro de 2024”, conta.

A proposta do encontro é passar um ou dois dias ensinando aos empresários da região como acessar as variadas formas de financiamentos da instituição. O evento contará com a presença de diversos técnicos da Finep.

Conforme disse o presidente, a Financiadora já é muito presente em Minas Gerais, porém o objetivo é ampliar ainda mais essa atuação na região. Por isso, Pansera demonstra haver também uma movimentação para que se tenha um escritório da Finep em Belo Horizonte nos próximos anos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade