CAFÉ COM LEITURA: a história de uma adolescente de família rica, com gosto em comum com uma zeladora viúva e solitária

Publicado por: Redação

O que Paloma, adolescente de família rica, e Renée, zeladora viúva e solitária, têm em comum? O gosto refinado pela arte, a perspicácia e o senso de justiça social foram os ingredientes que levaram essas duas simpáticas personagens a construírem uma inusitada amizade – O romance da literatura francesa “A elegância do ouriço”, de Muriel Barbery, é a minha dica de hoje do Café com Leitura.

Renée, a ranzinza zeladora do luxuoso prédio do número 6 da Rue de Grenelle, é uma impostora. Por trás da fisionomia pouco convidativa e da aparência simplória, se esconde uma amante das artes, que ouve música erudita e tem paladar refinado. Paloma é filha de um político influente e rico. Aos 12 anos, fala pouco, mas tem pensamentos profundos. A menina, com inteligência acima da média, começa a questionar a sociedade, as realidades sociais e sua própria existência, até que toma uma decisão drástica: se não encontrar um sentido para a vida, vai cometer suicídio no dia do seu aniversário de 13 anos.

Continua depois da publicidade

O romance da literatura francesa “A elegância do ouriço”, de Muriel Barbery, é um livro cheio de surpresas agradáveis. A escrita sofisticada, repleta de referências literárias e artísticas, o humor inteligente e a crítica social ácida resultaram numa das obras mais originais e delicadas que eu já li.

A narrativa intercala o ponto de vista das duas personagens principais e o leitor então acompanha os pensamentos, divagações e questionamentos de Renée e Paloma, tão diferentes e tão improvavelmente parecidas. Impossível não dar risada e ao mesmo não se emocionar com as críticas ácidas e às reflexões filosóficas que cada uma tece em seus pensamentos.

A vida segue seu fluxo no prédio 7 da Rua de Grenelle até que um novo morador aparece. O misterioso senhor japonês logo percebe que Renée não é o que aparenta ser e pede ajuda à esperta Paloma para desvendar o mistério e se aproximar da zeladora.

A construção da amizade dos 3 se dá através do gosto pela literatura e a arte. Será esse o ingrediente que faltava para que Renée se abra para o mundo? Será esse encontro o que vai apresentar à Paloma um sentido para a vida? “A elegância do ouriço” é um livro sobre o poder transformador da amizade, da arte e do amor.

Para mais conteúdos literários, dicas, trechos inspiradores e resenhas, me acompanhe no perfil @graciellepcastro. Vou adorar conversar sobre livros com você por lá.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade