“Romeu Zema criticado por opinião sobre heróis da Inconfidência Mineira”

Publicado por: Redação

As redes sociais estiveram em ebulição contra o Governador de Minas, Romeu Zema por uma publicação oficial do estado interpretando que o movimento libertário da Inconfidência Mineira e a morte de Tiradentes foi um golpe contra a Coroa Portuguesa. Que os inconfidentes não confessaram seus crimes e o único que confessou o erro foi Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que por isso recebeu a pena mais dura pela transgressão, ou seja, a morte.

O post da rede social do Governo do Estado de Minas, é literalmente esse: “A data de hoje recorda a luta dos Inconfidentes mineiros pela liberdade do Brasil e dos brasileiros – Temendo as consequências do golpe à Coroa Portuguesa, os inconfidentes não confessaram seus crimes. O único a fazê-lo foi Joaquim José da Silva Xavier, que tornou-se o Mártir Tiradentes ao receber a pena mais dura, em 21 de abril de 1792”.

Continua depois da publicidade

A própria bandeira de Minas Gerais está inspirada no movimento da Inconfidência Mineira – Era um projeto para uma bandeira nacional, de autoria dos inconfidentes mineiros e instituída como bandeira oficial do estado de Minas Gerais pela lei estadual nº 2793 de 8 de janeiro de 1963. Tal como descrita no artigo 2 daquela lei, a bandeira é formada por um retângulo com vinte módulos de comprimento por 14 módulos de altura (tal como a bandeira do Brasil), contendo, ao centro, um triângulo equilátero em vermelho com oito módulos de cada lado; possui no lado superior esquerdo a palavra “LIBERTAS”, no lado superior direito as palavras “QUÆ SERA” e na base a palavra “TAMEN”.

Os comentários nas redes sociais contra Zema, são os mais ácidos possíveis. Alguns interligam tal interpretação equivocada,  com a fala de Zema, do desconhecimento dele de quem é a  poetisa Adélia Prado.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade