CAFÉ COM LEITURA: Gra Castro resenha a paixão de Odile pelos livros, que a faz enfrentar os nazistas na 2ª Guerra Mundial

Uma bibliotecária, sua paixão pelos livros e a coragem para resistir à ocupação nazista na Paris de 1940. A Biblioteca de Paris, romance baseado na verdadeira história dos heroicos bibliotecários da Biblioteca Americana em Paris, é nossa companhia nesse domingo no Café com Leitura.

Publicado por: Redação

A ficção histórica “A Biblioteca de Paris” acompanha a saga de Odile, uma jovem apaixonada por livros que, a contragosto do pai machista e antiquado, começa a trabalhar na Biblioteca Americana em Paris e se encanta pelo poder da literatura. Com o avanço da guerra e das tropas alemãs sobre a França, a garota e seus amigos acompanham a transformação da charmosa Paris em um lugar hostil, sem cor, sem magia, sem livros.

A narrativa intercala o momento histórico na França com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, ao ano de 1983, em Montana, nos Estados Unidos, quando a garotinha Lily e uma vizinha idosa e solitária desenvolvem uma forte e inusitada amizade. A vizinha misteriosa é Odile que, com as lembranças de suas paixões, inseguranças e arrependimentos do passado, se vê em Lily.

Continua depois da publicidade

Voltando à França de 1940, quando os nazistas impedem a entrada de judeus nas bibliotecas, Odile e seus amigos, muitos deles estrangeiros que sofrem pressão pra voltarem aos seus países, se arriscam levando os livros preferidos até a casa das pessoas perseguidas e hospitais de campanha, proporcionando alento e sopro de alegria a soldados e feridos da guerra, mas a luta por sobrevivência coloca convicções, amizades e lealdade à prova.

Com o salto do tempo até Montana, acompanhamos o desabrochar de Lily, suas paixões juvenis, o ciúme, a amizade ameaçada por um amor adolescente e a perda da mãe. Lily encontra em Odile, na compartilhada paixão por livros e na curiosidade acerca do passado da vizinha francesa, um forte laço que as une através do tempo.

A Biblioteca de Paris é uma obra que levanta reflexões sobre a força da amizade, o amargor do arrependimento e o poder transformador da guerra. A truculência, arrogância, o medo e a busca por sobrevivência são capazes de mudar o coração das pessoas e abalar até um grande amor.

Um prato cheio para os amantes de romances históricos. Com certeza estará entre os meus favoritos do ano.

Se você quer mais resenhas, dicas de livros e conteúdos literários, me acompanhe pelo instagram @graciellepcastro. Será um prazer interagir com você por lá. Forte abraço e bom domingo.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade