Deputada mineira Lohanna França protocola projetos de lei em defesa e de oportunidades para pessoas com espectro autista

Publicado por: Redação

A deputada Lohanna (PV), protocolou dois projetos de lei em defesa dos autistas. Segundo a deputada, além de conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), os projetos buscam garantir direitos aos autistas – O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

O PL 462/2023 proposto por Lohanna, autoriza o Poder Executivo a fornecer adesivos para carros com a identificação da pessoa autista e a promover campanhas de conscientização sobre autistas no trânsito.Com a medida de conscientização, motoristas devem ser instruídos para, ao verem algum veículo com o adesivo, evitar provocar ruídos sonoros provenientes de buzinas, caixas de som, escapamentos adulterados, apitos, entre outros que possam provocar mal-estar aos autistas.

Continua depois da publicidade

“Mais que uma conscientização, é uma questão de empatia. Cerca de 60% dos autistas possuem hipersensibilidade sonora e nós podemos ajudá-los a enfrentar os ruídos decorrentes da convivência social”, destacou.

A deputada também protocolou o PL 460/2023 que autoriza o Poder Executivo a estabelecer condições especiais para o ingresso do autista no serviço público estadual. Entre as medidas de incentivo está a reserva de vagas para autistas.

Percebe-se a baixa abertura do serviço público para os autistas em Minas Gerais. A lei busca que o próprio Estado possa dar exemplo de acolhida e de apoio. “Depois de pesquisar o tema, concluímos que essa dificuldade se deve em grande medida ao fato de faltarem critérios que respeitem a especificidade autista, o que inclui o reconhecimento de diferenças de incidência do espectro, que requerem suporte em três níveis, entre outras características”, ressaltou a parlamentar.

Lohanna lembra que ainda falta conscientização, sensibilização e, principalmente, informação, com relação aos autistas. “Estamos trabalhando pela conscientização sobre os autistas e buscamos o conhecimento e a reflexão de todos, para as soluções inclusivas e pela garantia dos direitos, principalmente da necessidade de cada um”, concluiu a deputada.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade