Deputada Lohanna França protocola na Assembleia de Minas projetos em defesa da comunidade LGBQIAPN+

Publicado por: Redação

A deputada estadual Lohanna (PV) protocolou na Assembleia Legislativa de Minas dois Projetos de Lei em defesa da comunidade LGBQIAPN+. Os projetos buscam a visibilidade e a proteção da vida – O Projeto de Lei pela vida, que tem a coautoria da deputada Bella Gonçalves (PSOL),  trata da criação de política de prevenção ao suicídio e promoção do direito aos serviços de saúde mental para pessoas lésbicas, travestis, transexuais e intersexo no Estado. O projeto visa o auxílio ao enfrentamento do sofrimento psíquico, do suicídio e de outras formas de violência autoprovocadas.

De acordo com a redação do Projeto de Lei na assistência à prevenção e ao combate ao suicídio o Poder Público poderá priorizar a formação de redes intersetoriais, a partir do envolvimento de equipes multidisciplinares, compostas de psicólogas e psicólogos, assistentes sociais, médicas e médicos, enfermeiras e enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e demais profissionais afins. Além de realizar palestras, discussões, rodas de conversa e eventos com especialistas a respeito do tema e sobre os desafios, dificuldades, pressões sofridas e enfrentamentos vividos por jovens e adolescentes em relação ao tema.

Continua depois da publicidade

A deputada Lohanna lembra que as políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+ têm uma importância significativa devido aos desafios e adversidades específicas que essa população enfrenta na sociedade. “Os estudos mostram que os indivíduos LGBT+ têm maior probabilidade de enfrentar problemas de saúde mental como depressão, ansiedade e transtornos de estresse pós-traumático, vulnerabilidade que pode ser atribuída a fatores como estigma, discriminação, rejeição familiar, isolamento social e violência. E como parlamentar é nosso papel construir políticas públicas para proteger os direitos de todos, além de promover a justiça social”, destacou.

A segunda matéria, o Projeto de Lei, o PL n°997/2023 reconhece como de relevante interesse cultural do Estado a Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, com o  objetivo valorizar bens, expressões e manifestações culturais. “A Parada desempenha um papel fundamental na construção da identidade e do Orgulho. Ela oferece um espaço seguro e inclusivo onde as pessoas podem se expressar livremente, se conectar com outros membros da comunidade e se sentir parte de algo maior. Além de dar visibilidade à comunidade e a luta contra a discriminação e o preconceito”, explicou a deputada.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Zé da Nita disse:

    Esta criatura gosta demais de aparecer! Haja estômago para tolerar esta esquerdinha antipática!!!

Continua depois da publicidade