GRAVISSIMO: Presidente da Câmara denuncia secretário de saúde de Divinópolis, que mente para população que lota a UPA, ao dizer que Prefeitura não pode comprar leitos em hospitais particulares

Indignação do presidente da Câmara de Divinópolis o levou a reagir veementemente contra o secretário: “É um Zé mentirinha! Mente tanto que mente até para quem defende a prefeitura”

Publicado por: Redação

O clima esquentou durante a última reunião da Câmara Municipal de Divinópolis e o presidente da casa, vereador Eduardo Print Jr, não poupou crítica a Allan Silva, secretário municipal de saúde, a quem Print chamou de “secretário mentirinha”. Disse que o secretário de saúde mente em tudo e para todos, até mesmo para quem defende a prefeitura. E o acusou de manipular dados para tentar esconder a má gestão da saúde no município – E o mais grave, aliás, gravíssimo, Alan dizer que a Prefeitura não pode com recursos próprios, de impostos pagos pelos cidadãos, comprar leitos em hospitais particulares, preferencialmente no CSSJD, que é quem atende pelo SUS. Se isso fosse feito desafogaria a UPA, independentemente da Regulação do Estado enviar pacientes para outros hospitais em outras cidades. 

Print Jr fez uso da tribuna livre da Câmara para comentar a fala de Allan Silva durante uma reunião entre a secretaria de saúde e os responsáveis pela UPA de Divinópolis para tratar justamente do caos do atendimento na unidade. O presidente da Câmara disse que iria “desmentir o mentiroso” e pontuou três falas do secretário de saúde, que apresentou números distorcidos e informações falsas.

Continua depois da publicidade

O presidente da Câmara começou a fala lembrando das pessoas que estão na fila da UPA, aguardando por horas até serem atendidas. E também dos inúmeros pacientes que aguardam leitos para realização de cirurgias. Falando sobre a situação caótica da saúde em Divinópolis, Print Jr afirmou que o secretário Allan Silva faz tudo o que for preciso para tentar blindar o prefeito Gleidson, tentando convencer a população de que a prefeitura não tem nenhuma responsabilidade sobre a situação, nem poder para resolver os problemas.

A primeira mentira do secretário de saúde citada por Print Jr foi a respeito do atendimento à saúde na atenção básica. Durante a reunião da Semusa, Allan Silva disse que “a cobertura da atenção básica em Divinópolis não passou de 50% em 2020. E hoje estamos com 70,3%”. Print usou dados do Ministério da Saúde para mostrar que o secretário mentiu. “Em Divinópolis a cobertura nunca esteve abaixo de 50%. Em 2020 estávamos com 71,04%. Será que o Ministério da Saúde está mentindo?”. Print acusou o secretário de saúde de manipular os dados e de escolher de forma deliberada as fórmulas de cálculo que o beneficiavam, mesmo sabendo que existem diferentes maneiras de calcular esses dados.

Em seguida, o presidente da Câmara citou o trecho da reunião em que o secretário de saúde disse: “Divinópolis, no ano de 2020, contava com apenas 16 médicos”. Segundo Print Jr, para tentar esconder mais essa “mentira descabida” o secretário de saúde teria inclusive conseguido retirar o número verdadeiro que constava no Portal da Transparência. Print anunciou que em breve vai apresentar os números verdadeiros que foram escondidos pelo secretário, já que apresentou uma solicitação para que a SEMUSA apresente as informações, seja por livre e espontânea vontade, ou até mesmo por uma determinação.

Eduardo Print Jr também disse que, durante a reunião, o secretário de saúde afirmou que “é vedada a contratação de leitos com recursos próprios do município”. Allan Silva estaria justificando a inércia da prefeitura frente ao caos no atendimento da UPA, e que poderia ser solucionado se fossem contratados leitos no Hospital São João de Deus. O que, segundo o secretário de saúde, não seria possível. “Em que lei você se baseou para afirmar que o município não pode contratar leitos para ajudar a população? Quero que me mostre!”, disse o presidente da Câmara.

Print disse que o secretário de saúde “não para de mentir”, e está mais interessado em fingir que o prefeito Gleidson está fazendo um bom trabalho do que em realmente ajudar a população de Divinópolis.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Rafael Pereira Da Silva Ferreira disse:

    Aquela UPA toma pouca vergonha um descaso com a população de napolitana na você chega lá para se ter um dia no caso de urgência emergência ou pode ser um caso mais leve ou mais branco você fica três quatro cinco horas lá esperando para ser atendido isso é descaso com a população isso aí é crime isso é uma pouca vergonha esse prefeito aí tá pior que o antecessor dele meu é o prefeito tik toker como eu falei uma vez e vou repetir ele não vive sem os vídeos dele acha que está tudo a mil maravilhas né para quem vê só os videozinho dela acha que tá bacana a cidade mas é uma palhaçada a gente faz o povo de palhaço o descaso da Copasa que tinha batido o peito que tirou a COPASA que ia tirar a COPASA que não sei o que tem até hoje nada não tem nada a ver com o vídeo mas as mentiras para ganhar eleição que foi muito grande e hoje viu que a incompetência dele hoje é muita

  2. Rafael Pereira Da Silva Ferreira disse:

    Aquela UPA toma pouca vergonha um descaso com a população de napolitana na você chega lá para se ter um dia no caso de urgência emergência ou pode ser um caso mais leve ou mais branco você fica três quatro cinco horas lá esperando para ser atendido isso é descaso com a população isso aí é crime isso é uma pouca vergonha esse prefeito aí tá pior que o antecessor dele meu é o prefeito tik toker como eu falei uma vez e vou repetir ele não vive sem os vídeos dele hinos vídeos em dia tá tudo a mil maravilhas né para quem vê só os videozinho dela acha que tá bacana a cidade mas é uma palhaçada a gente faz o povo de palhaço o descaso da Copasa que tinha batido o peito que tirou a COPASA que ia tirar a COPASA que não sei o que tem até hoje nada não tem nada a ver com o vídeo mas as mentiras para ganhar eleição que foi muito grande e hoje viu que a incompetência dele hoje é muita

Continua depois da publicidade