Prefeitura de Divinópolis realiza serviço errado nas estradas rurais, denunciam os produtores (vídeo)

Publicado por: Redação

Produtores rurais em contato com o Divinews, até reconhecem que a Prefeitura de Divinópolis tem atendido aos pedidos feitos para que os alguns dos muitos problemas que estão ocorrendo nas estradas rurais do município sejam resolvidos. Contudo, observam que por falta de projeto e mesmo a inexperiência de quem tenta executar os serviços são totalmente equivocados, errados tecnicamente em suas execuções. O problema é resolvido paliativamente, somente até que caia uma nova chuva forte e eles retornam ainda piores – “O problema é que não basta boa vontade de fazer, é preciso fazer bem feito, e não um serviço porco”, diz produtor rural. 

O Divinews recebeu uma imagem em que mostra um trator tentando consertar os estragos de uma estrada, porém, a pá somente nivela a terra retirando os buracos, e empurrando o barro para as laterais da estrada. Com isso as canaletas, tanto as do lado direito, quanto do esquerdo são tapados. Fazendo com que, em um próxima chuva, a água volte a escoar pela própria estrada e não pelas canaletas que com essa ação foram entupidas de terra. Isso além de rebaixar o nível da estrada, impossibilitando assim que a água chegue nas poucas cacimbas existentes.

Continua depois da publicidade

Outro grave problema relatado pelos produtores é quanto ao pó de minério, conhecido como escória de ferro que são despejadas sobre as estradas. Por não existir uma granulometria padrão, de pequenos tamanhos. E o mais importante é não ter a compactação de um rolo compressor sobre a escória jogada de qualquer jeito na estrada, pois quando chove forte novamente tais detritos do minério de ferro se deslocam e são levado pelas águas para os riachos os assoreando e mesmo para as nascentes e pastos, além de entupir as canaletas que ficam ao lado das estradas.

A construção de cacimbas (pequenas lagoas)  é de fundamental importância para represar a água que em tempo de chuva, principalmente em fortes temporais corre pelas estradas. A água ao ser jogada para as canaletas, são correm pela canaletas até encontrar um desvio que a joga para a cacimba.

Consequências de serviço errado. Riacho assoreado com escória que escorreu de estrada rural

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. CRISTIANO MARTINS FERREIRA disse:

    Olá.

    Sou produtor Rural em Divinopolis, vivo de atividade produtiva, e uso estradas rurais todos os dias.
    Estamos passando por um período crítico, causado pelas chuvas.
    Históricamente, a prefeitura de Divinopolis, já a muitos mandatos não olha em nada para as estradas rurais.
    Precisamos , no entanto, considerar qie a atual administração tem feito algo que a muito tempo não se faz pelas estradas. Houve mandatos anteriores em que durante 4 ou 8 anos (dois mandatos consecutivos) que nada, foi feito no sentido de melhorar as vias de acesso a zona rural.
    Em janeiro de 2023 aqui na fazenda choveu em torno de 600 mm , muito acima da média Histórica para o mês em questão.
    Dito isso , reafirmo, é extremamente saudável a crítica e as cobranças, porém à de se considerar o que a atual administração está realizando.

    1. Marcos Silveira disse:

      Essa gestão só faz serviço errado,o dinheiro não sai do bolso deles né?
      Nosso prefeito é prefeito só de começar mas de termina não, dessa forma engana a população para uma possível reeleição, mas vai ser ruim de serviço lá longe viu?
      E ainda fica rotando choco ,mas é um comédia mesmo

  2. Humberto Pozzolini disse:

    Falta fazer o graide nas estradas e abrir curva de nível para tirar a enxurrada da estrada. Qto o riacho denunciar no MPMG para a prefeitura reparar o dano ambiental causado. Assoreamento de curso d’água. Cadê o legislativo para denunciar???

  3. Maria do Rosário disse:

    E uma vergonha essa estradas rurais de Divinópolis,na seca eles não lembra de arrumar nem se quer pensa em fazer um projeto pra estrada rurais com cacimba e curva de níveis,no tempo de chuva vem os poblema,aí vem aqui coloca caminhões e caminhões de escória grande que não tem nem como passar que só serve entupir nossos Ribeirão e nascendo é uma falta de respeito total com ser humano e nossa natureza

Continua depois da publicidade