Prefeito TikToker de Divinópolis, Gleidson Azevedo, abandona zona rural e deixa estradas em condições lastimáveis – vídeo

Publicado por: Redação

Esta semana o Divinews recebeu vários pedidos de socorro vindos de produtores rurais de Divinópolis, que dizem não aguentar mais o descaso da prefeitura com as estradas vicinais do município. Com as chuvas dos últimos dias, a situação piorou muito e algumas comunidades estão praticamente isoladas. Moradores e agricultores dizem que o município fechou os olhos para os problemas da zona rural, não fazem as obras necessárias e ainda afirmaram que falta conhecimento técnico de quem comanda a secretaria de agronegócio – A falta de compromisso aliado a falta de visão é tanta que não existe sequer uma Secretaria independente e sim um apêndice de uma diretoria,  dentro da Secretaria de Operações e Serviços Urbano, comandada por Gustavo Mendes Martins, que tem uma Diretoria de Operações, Rodrigo Alvares de Assis, que por sua vez existe uma gerência de marketing e transporte, que é o responsável pelo envio das máquinas aos locais, que é Leandro Silva Guimarães – Contudo, senão, todavia, a responsabilidade total é do prefeito Gleidson Azevedo, ele comandante mor de todas as ações da cidade, embora não entenda nada, de nada, “Né Janete!!”

De acordo com os produtores rurais, há muito tempo não são feitas obras para a manutenção das estradas rurais, que já estavam bastante esburacadas. Com as chuvas, a situação piorou muito. Há alguns pontos intransitáveis. Carros, caminhões e ônibus não conseguem circular. O único meio de transporte possível são os tratores, e ainda assim, com muita dificuldade. A prefeitura de Divinópolis vem anunciando alguns reparos paliativos, em locais mais críticos, mas os produtores rurais reclamam do descaso do município, que não faz as obras necessárias para resolver definitivamente os problemas.

Continua depois da publicidade

Nossa equipe foi até a comunidade Rural Lagoa, localizada próximo ao povoado de Lopes e também de Ermida, em Divinópolis. Conversamos com vários produtores rurais e todos afirmam que a gestão municipal tem sido incompetente e falha na falta de projetos para resolver a situação. “O maior depredador do meio ambiente é a própria prefeitura devido à falta de projetos”, afirmou um dos produtores.

No percurso até a comunidade Lagoa encontramos muitas estradas de terra tomadas por buracos enormes. Está bastante difícil circular pela região. Os produtores rurais reclamam dos problemas para conseguir escoar a produção agropecuária. Algumas fazendas chegaram a descartar parte da produção leiteira, já que os caminhões não conseguem circular. A chegada de insumos, como materiais para as plantações, também está comprometida. Na região há ainda muitos produtores de hortaliças que também estão sofrendo com a situação.

Na cidade que “agora tem prefeito”, como costuma dizer Gleidson Azevedo, os agricultores afirmam que a zona rural está esquecida e abandonada. Produtores rurais dizem que já procuraram a prefeitura para pedir a implantação de cacimbas, que são um tipo de poço aberto às margens das estradas rurais e funcionam para represar a água da chuva, impedindo que a enxurrada cause estragos.

Sem essas pequenas lagoas, muito comuns nas zonas rurais de praticamente todas as outras cidades da região, a água da chuva arranca a terra das estradas e forma buracos enormes. Isso faz com que moradores de algumas comunidades fiquem ilhados nesta época do ano. Além disso, a terra é carregada até os rios e ribeirões, assoreando os cursos d´água. Além dos problemas causados na circulação de veículos, os danos ao meio ambiente são enormes.

Os produtores rurais reclamam da falta de planejamento da prefeitura para construir as cacimbas e amenizar os problemas causados pela chuva. “Aqui na região da Lagoa, entre Ermida e Amadeu Lacerda, a estrada já estava péssima antes do começo das chuvas. O trânsito agora só mesmo de trator…” reclamou um leitor do Divinews.

Outro problema relatado pelos moradores da zona rural está ligado ao uso das escórias, as pedras trituradas jogadas nas estradas para tapar os buracos e permitir que os veículos consigam circular. Em alguns pontos a prefeitura usou escórias muito pequenas, que são carregadas pela água. Em outros locais, os pedaços de pedra não foram triturados de forma correta, estão muito grandes, e danificam os carros e pneus. “Falta competência técnica para entender os problemas e pensar nas soluções”, reclamam os produtores rurais.

Poucas pessoas conhecem quem comanda atualmente a secretaria de agronegócio de Divinópolis. Até os próprios produtores rurais ponderam a escolha feita pelo prefeito. Na opinião de quem vive na zona rural, o município deveria ter feito uma escolha técnica, colocando à frente da pasta alguém que conhecesse os problemas e pudesse pensar em soluções viáveis. “É incompetência. Falta capacidade administrativa e conhecimento técnico”, diz um dos produtores rurais ouvidos pelo Divinews.

Enquanto isso, para quem vive na zona rural não restam outras opções a não ser enfrentar as estradas esburacadas e cheias de lama. E sem o planejamento de obras para resolver definitivamente a situação, as famílias perdem parte da produção agrícola, amargam prejuízo e ficam isoladas, bem longe dos vídeos gravados pelo prefeito tik-toker.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Danielle disse:

    Nas chacaras belo Horizonte, lá agente paga IPTU a última vez q arrumaram as ruas do bairro foi em 2020,sábado fui fazer minha rota lá q vendo quitandas minha moto quase caiu né um buraco de 1,00 metro,,esse prefeito não presta

  2. Danielle disse:

    Essa estrada tá até boa , vou filmar umas piores

  3. Jose disse:

    Por que este jornal só esta falando mal do cleitinho? Varias notícias. Tem algo errado .

    1. Alma Logus Azevedo disse:

      O Cleytinho e sua família são encantadores de idiotas. A horda do Cleytinho ficou 20 vezes mais rica após entrar para a política.

  4. Orlando de Paula Assis disse:

    Realmente é uma triste realidade a situação precária das estradas rurais, chegamos a ficar isolados. Necessitamos de ações urgentes.Regiao do Quilombo.

  5. Maria José Dornelas disse:

    Engraçado que o Cleitinho gosta de ficar denunciando, por que ele não faz essa denúncia?Essa família é bem parecida com a familicia que estava no desgoverno. É a família toda vivendo as custas do dinheiro público!

    1. Ernesto Junior disse:

      Nos temos os políticos que merecemos… os Azevedos são péssimos! Mas ganharam falando mau da classe ao qual eles estão dentro e enfiando a família toda.

  6. marcio disse:

    eu sou da comunidade do tamboril ,agora resolveu um pouco o problema,mais a parte mais importante não resolveu calçaram uma boa parte isso não posso negar mais a parte de um morro que tem lá eles pularam e não calçou,eu não moro lá vivo em SP mais nasci e mi criei lá e estou bem perto de voltar a morar lá dinovo,pessoal escora e lixo dessas siderúrgicas que tem ai essa escora e um resto que sobra da reação dos altos fornos e quando chove a chuva leva tudo para os rios e córregos lá em ermida vcs podem ver aquele córrego onde tem a ponte era um poço de água coisa mais linda foi a escora da siderúrgica que faz o poço de água sumir,completando vcs estão mal de representante essa família Azevedo só lucrar pegando nosso dinheiro,esses dia eu um postagem desse Cleitinho falando dos buracos das rodovias porque ele não qd ele era deputado ,ele só falou porque o presidente e Lula não estou defendo ninguém, axu queles deveriam cuidar da zona rural onde o povo que precisa .o povo TB precisa acordar e ver em volta esse pessoal da família Azevedo não esta nem ai para o povo ,e sim só neles ,vivo longe mas acompanho sempre o sofrimento do pessoal da zona rural .um abraço pessoa e vai para desse políticos safados que estão no poder ai .qd eu voltar vou ficar em cima ai eles vão saber quem sou eu .um abraço galera

  7. Filipe disse:

    Prefeito, vamos investir nas estradas rurais? Invista na “estabilização do solo” e assim as estradas rurais de serão perfeitas, não terão barro mesmo nas chuvas de dezembro, não terão buracos, e terão um custo de manutenção baixíssimo!
    Além de tudo isso, é muito barato para fazer!

    Há várias empresas que prestam esse serviço, mas pelo que pesquisei, o pó que é usado é apenas Cal Hidratada!
    O preço está condizente: R$ 0,50 /kg
    Gasta-se em média 5kg por m² de estrada.
    Não precisa remover o cascalho da estrada!

    Prefeitura de Bom Despacho testou e aprovou o sistema

  8. Helder Lourenco Victor disse:

    Esse sujeito nao ganha mais eleições aqui na cidade.Ele se esforça pra ser muito ruim,além de não ter a mínima condição de ser prefeito de uma cidade do porte de Divinópolis.Essa turminha dos Cheitinho tem que sumir da política aqui. Ficar so apontando erros é facil,mas eles sao pagos pra soluciona los.

  9. Geraldo Graiton Gomes disse:

    Este problema nunca Ocorreu em nossa estrada nasci e me criei neste lugar e o ano de 2022 em janeiro ouve o mesmo problema onde fique 45 dias sem entrada com meu carro na minha propriedade, quando divulguei imagem do local em minha rede social (facebook) , só assim obtiver uma solução precária para o problema. Mas o meu problema aumentou, pois arrebentaram toda cerca, jogaram toda terra em meu terreno com promessa que iriam retira (ficou só promessa). O maior problema que o prefeito agi somente sobre pressão. Quando a mídia se pronúncia, para obter uma solução para o produtores. Assim o prefeito envia sua equipe no outro dia, sem um plano de ação sem um projeto para executar. Estas forma é como falar para um pedreiro construir uma casa sem referencias, planta da obra ou um projeto.
    Lamentável ser assim, onde os produtores estão dispostos ajuda para melhorias do bem comum.

Continua depois da publicidade