PPP de Cidade Inteligente de Carmo do Cajuru (vídeo) é escolhida pela ONU como uma das cinco melhores do mundo

Publicado por: Redação

A PPP de Cidade Inteligente implantada em Carmo do Cajuru foi selecionada na sexta-feira (08) pela UNECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa) como participante do Fórum Internacional de PPPs, que acontecerá em Barcelona entre os próximos dias 04 e 06 de maio. O evento, promovido pela ONU, reunirá os melhores projetos de Parceria Público-Privada (PPPs) do mundo. Entre os premiados estão iniciativas de países como Portugal, Senegal, Espanha e Suíça.

Com 100% dos serviços já implantados, a PPP de Cidade Inteligente de Carmo do Cajuru é referência no setor de infraestrutura urbana. A cidade, localizada a 115 km de Belo Horizonte, reformou 100% (4.370 pontos) do parque de iluminação pública, realizando a troca de todas as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, mais econômicas, menos poluentes e com maior fator de luminância. Além disso, outro serviço da PPP foi a instalação, operação e manutenção de placas solares fotovoltaicas que somam 1,02 MW de potência, hoje mais que suficiente para suprir a demanda energética dos prédios municipais, reduzindo o gasto de energia e o valor da tarifa em mais de 60%.

Continua depois da publicidade

Também parte do programa, uma infraestrutura de telecomunicações e videomonitoramento foi implantada com a instalação de 17 km de fibra óptica. Isso resultou na oferta de pontos de internet gratuita de alta velocidade à população e de rede de conexão segura aos prédios públicos, além de câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos que auxiliam a Polícia Militar nas ações de segurança pública. O acompanhamento em tempo real é feito a partir de um Centro de Controle de Operações (CCO).

O projeto foi desenvolvido em cooperação técnica com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), e integrou três serviços em uma única concessão, algo inédito no país. O valor de investimento empregado pelo consórcio vencedor da licitação está na ordem de R $17 milhões de reais, com tempo de concessão dos serviços de 25 anos. “No ano de 2018 nós encaminhamos um projeto de lei para a Câmara Municipal, que era a Lei Municipal que autorizava o município a fazer parcerias com o setor privado. Muitas pessoas não acreditavam no Projeto de Cidade Inteligente. Como um município de 24 mil habitantes desenvolveria uma parceria público-privada? (…) Mas esse projeto despertou o interesse dos investidores. Nós temos milhares de gestores municipais no Brasil que têm a seriedade e o compromisso com a população, e é com o auxílio da iniciativa privada que conseguimos dar celeridade a esses projetos”, comenta o prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela.

A PPP de Carmo do Cajuru contempla cinco dos trinta objetivos da ONU para o desenvolvimento social. São eles: energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, cidades e comunidades sustentáveis. Durante o tempo de concessão, o projeto levará ao município uma economia na ordem de 21 milhões de reais. Além dos ganhos econômicos, a iniciativa também vem trazendo benefícios ambientais, como a redução anual de 191 toneladas na emissão de gases poluentes em razão da instalação da usina solar fotovoltaica. Estima-se que até o fim da concessão dos serviços, mais de 4 mil toneladas de CO2 deixem de ser emitidas na atmosfera.

“A PPP de Cidade Inteligente de Carmo do Cajuru foi a grande inovação que o IPGC entregou à sociedade, unindo à iluminação pública, a geração de energia, e a telecomunicação em um único contrato de concessão administrativa. Isso possibilita que esse arranjo seja viável em cidades pequenas. Então essa experiência que hoje já é realidade é que o IPGC está entregando ao país”, explica o diretor-presidente do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades – IPGC.

Fórum Internacional

O projeto em Carmo do Cajuru é mais uma iniciativa nacional a representar o Brasil na premiação da ONU. No ano passado, a Parceria Pública-Privada da Nova Ceasa, no estado do Piauí, foi a vencedora da premiação. Em 2022, o Fórum Internacional escolheu projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foram contempladas PPPs com temáticas diversas, como o plano de Compensação Energética de Resíduos, de Senegal e Suíça; o projeto de Plataformas de Ônibus Urbanas e Wellbeing da Espanha, e o Fundo de Resiliência desenvolvido em Portugal.

CLIQUE AQUI PARA VER VÍDEO

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    É merito da cidade de carmo do cajuru junto de seus vereadores que querem uma cidade melhor.
    Ja Divinópolis os vereadores é contra o prefeito e logicamente contra cidade, poucos dias exonerou Wil Bueno, pq vereadores acharam melhor a propria cidade colocar as lampadas inves de uma PPP e nunca aprovaram nada do Wil.
    Infelizmente não vamos pra frente com nossas proprias ideias de vereadores que querem so empacar e travar a cidade, dão mais atenção em vidas e conforto para cachorro do que moradores, briga pq a ração não esta balanceada, enquanto tem pessoas passando fome ou necessidade de saúde.
    Melhorar? so quando a maioria dos nossos diginíssimos vereadores pararem de pensar somente nele e quererem uma cidade melhor para nos Divinopolitanos.
    Esta é uma grande diferença de Carmo Do Cajuru, aqui todos querem o mesmo e o melhor pra todos.

  2. Junior Lampeiro disse:

    Lá tem Prefeito, e que Prefeito…..

  3. Lucas disse:

    O prefeito lá é ótimo, porém está no seu segundo mandato, o nosso para possíveis comparação terá aguardar o segundo mandato, está melhor que o Galileu. Vamos aguardar…

  4. Maria das Graças Vieira da Fonseca disse:

    Vcs querem comparar Divinópolis com Carmo do Cajuru. Quantos habitantes tem lá e em Divinópolis.

  5. Anônimo disse:

    Cajuru tem prefeito

  6. Geuvane disse:

    A midia Divinopolitana sempre informando o que de interessante acontece nas cidades da região.pois Divinópolis e uma tragédia ,cidade esburacada,imunda,sem atrativo turístico,politicos ruins,

  7. Luiz Laurindo Antônio satorno carola disse:

    Competência é tudo . Dispensa comentários!

  8. Argemiro Ferreira Filho disse:

    Que este modelo possa ser inspiração para todos os municípios

  9. Anônimo disse:

    Será que tem vaga para o nosso “PREFEITO” aprender alguma coisa

  10. Anônimo disse:

    Lá tem prefeito .

    1. anonimo disse:

      PARABENS ZE ELIZIO O PREFEITO DE DIVINOPOLIS NAO TE QUIS O DE CAJURU TEVE MAIS SABEDORIA E SE DEU BEM

  11. João Antônio disse:

    Parabéns!

  12. ALDRIN PARREIRAS MAIA disse:

    Carmo do Cajuru, cidade com maior IDH do Centro Oeste de Minas.

    1. Maria Helena disse:

      Parabéns!!!!
      Que esse exemplo se espalhe mais que o Covid19

Continua depois da publicidade