Prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, na Espanha, recebe prêmio por PPP Cidade Inteligente implantada no município

Publicado por: Redação

O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela está na Espanha, em Barcelona ao lado do empresário Léo Santos, do IPGC (Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades) para receber o prêmio de PPP de Cidade Inteligente após o projeto ter sido selecionado pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e que foi implantado no município mineiro.

Entre os premiados cidades da Espanha, Portugal, Suíça e Senegal. As cidades selecionadas de tais países foram premiados em várias categorias, como saúde e bem-estar, geração de energia a com ação em resíduos sólidos e plataformas urbanas de ônibus.

Continua depois da publicidade

A iniciativa da cidade mineira de Carmo do Cajuru, na Região Centro-Oeste de Minas, foi  usada como ‘case’ pelo IPGC, que elaborou o projeto. A Cidade Inteligente, em resumo, são espaços urbanos caracterizados pela utilização generalizada de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s”).

A PPP contempla cinco dos 30 objetivos da ONU para o desenvolvimento social: energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; cidades; e comunidades sustentáveis.

Já a assessoria do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades ao Divinews se pronunciou por meio de um release, reproduzido a seguir:

 

Prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela, na Espanha, participa do Fórum Internacional de PPPs

O prefeito de Carmo do Cajuru, Edson Vilela está em Barcelona, na Espanha, onde participa do 6º Fórum Internacional de PPPs, promovido pela ONU através da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (Unece). A cidade do centro-oeste mineiro foi selecionada para participar do evento graças ao Projeto de Cidade Inteligente recentemente implantado no município. Quem também compõe a comitiva é o diretor-presidente do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades, Leonardo Santos, e o representante da concessionária MG1, Eduardo Bastos.

O evento analisa projetos de Parceria Público-Privada de vários países, como o Plano de Compensação Energética de Resíduos de Senegal e Suíça, o Projeto de Plataformas de Ônibus Urbanas e Welbeing da Espanha,  e o Fundo de Resiliência desenvolvido em Portugal.

Em Carmo do Cajuru, a PPP desenvolvida pelo IPGC a partir do conceito de smart city integrou três serviços em um único contrato, algo inédito na história do país. A população foi a grande beneficiada pela reforma integral do parque de iluminação pública para lâmpadas de LED, mais econômicas, menos poluentes e com maior fator de luminância. Também foi implantada infraestrutura de telecomunicações e videomonitoramento, que resultou na oferta de pontos de internet gratuita de alta velocidade à população e em um centro de monitoramento para auxílio às ações da Polícia Militar. O último serviço contemplado pelo projeto foi uma usina solar com 1,02 MW de potência para suprir a demanda energética dos prédios municipais, reduzindo o gasto de energia e o valor da tarifa em mais de 60%.

A PPP contempla cinco dos 30 objetivos da ONU para o desenvolvimento social: energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; cidades; e comunidades sustentáveis.

O prefeito Edson Vilela falará aos participantes do Fórum Internacional nesta quinta-feira, 05. É a primeira vez que uma PPP de Cidade Inteligente do Brasil é selecionada para participar do evento.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Ursula disse:

    Cajuru quase um bairro de divinopolis e dando um banho no prefeito irmão do cleitinho. Vergonha

  2. Anônimo disse:

    Divinópolis kkkkkkkkklkkkkkkkkkl

  3. anonimo disse:

    O ZE ELIZIO e o grande mentor do prefeito de cajuru o nosso prefeito nao o quiz o de cajuru o aproveitou e se deu bem

  4. RODRIGO CARNEIRO disse:

    Parabéns ao Prefeito Edson Vilela. Tem realizado uma magnífica gestão em Carmo do Cajuru. Só faltou ao nobre “dono do blog” fazer uma matéria exaltando que o Prefeito Gleidson Azevedo também foi premiado pelo SEBRAE também. Afinal, o jornalismo está “normalizando o parcial”. Mas OMISSO, jamais pode ser!

Continua depois da publicidade