A partir de 1° de janeiro de 2022 é obrigatório que motoristas portem documentos atualizados do veículo

Publicado por: Redação

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública de Divinópolis (Settrans), informou que o governo de Minas Gerais publicou, no último dia 7 de dezembro, uma nota de esclarecimento sobre o licenciamento anual de veículos (CRLV), dizendo que passará a exigir os documentos de porte obrigatório do condutor, tendo em vista o encerramento do período de calamidade em saúde pública em 31 de dezembro de 2021, nos termos do Decreto Estadual nº 48.205, de 15 de junho de 2021, e considerando o fim da vigência da Portaria nº 584, de 25 de junho de 2021, que suspendeu a exigência do CRLV 2020 no corrente ano, deliberou que, a partir de 1º de janeiro de 2022, será obrigatório, para efeito de circulação de veículo automotor no Estado de Minas Gerais, portar o Certificado de Registro e Licenciamento do exercício 2021, no formato impresso ou digital, conforme orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Documentos

Continua depois da publicidade

São documentos de porte obrigatório do condutor do veículo:

– Certificado de Registro e Licenciamento do exercício 2021 ou 2022, no formato impresso ou digital.

– Autorização para Conduzir Ciclomotor – ACC, Permissão para Dirigir – PPD ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH, no formato impresso ou digital.

O porte será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível por parte do Agente Fiscalizador ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado.

Fiscalização

A fiscalização de trânsito observará, quando da abordagem ao condutor do veículo, os documentos de porte obrigatório, sendo desnecessário apresentar comprovantes de pagamento das respectivas taxas e tributos.

Lucas Estevam, secretário municipal de Trânsito, Transportes e Segurança Pública, orienta que, caso os proprietários de veículos tenham alguma dúvida sobre a situação de seu veículo, acessem o site do Detran-MG para verificar se há débitos do Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), do Seguro Obrigatório, se vigente, da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e de possíveis multas.

Se houver débito ou irregularidade no cadastro do veículo na base de dados do Detran, o CRLV não será emitido. Para consultas sobre veículos, incluída a informação sobre os motivos do não licenciamento, visite www.detran.mg.gov.br , “consulta situação do veículo”.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Ferraz Ediney disse:

    Acho q esse secretário tá mal assessorado, na mesma norna em q ele informou apresentação d documentos obrigatórios n formato digital, ele alega q em situações onde a autoridade d trânsito n dispor d sistema p verificação e obrigatório o uso por parte d condutor… acho q ele tá em outro século d mundo,..vai informatiz seus agentes d trânsito meu caro…

  2. André Vianna disse:

    Aproveitando o enceso olha os buracos pelas estradas e asfalto que estão espalhados pelas cidades que danifica os carros fazendo aqui um favor pra todos os motoristas, imposto cobrado pelas autoridade de secretaria de transporte e Segurança servem para estás obras.

    Não descordo dás autoridade leis são feitas pra serem cumpridas em uma mão de ida e volta ⚖️🇧🇷 Bom Dia Graça é Paz 🙏

  3. anonimo disse:

    Convençao do MDB pifia

Continua depois da publicidade