EXCLUSIVO: Deputado Federal Léo Motta (PSL) condiciona liberação de emendas para o HSJD a compra de vans para associação de contagem

Publicado por: Redação

Segundo as primeiras informações, Elis Regina Guimarães, presidente  da Fundação Geraldo Correa, mantenedora do Hospital São João de Deus, em reunião realizada nesta quarta-feira (25), com os membros da Comissão de Saúde da Câmara, com a presença dos vereadores Zé Bras (presidente da comissão), Israel da Farmácia (tesoureiro), e Lohanna França (membro), na presença do presidente da Casa Legislativa, vereador Eduardo Print Junior, confessou que o deputado federal Léo Motta, condicionou as suas emendas de um total de mais de R$ 5 milhões, que a cada um milhão por ele destinada fosse comprada uma Van para a Associação dos Diabéticos de Contagem, da qual ele tem há muitos anos profundas ligações, tendo sido inclusive tesoureira da entidade – O deputado federal Domingos Sávio, neste mesmo dia, (25/8) usando a Tribuna da Câmara Federal também denunciou Leo Motta, já que Elis Regina contou para ele sobre o acordo, que o HSJD acatou e comprou os veículos.

Segundo informações de quem esteve presente na reunião realizada nesta quarta-feira (25) às 16 horas no CSSJD, o Diretor André Valler, afirmou diante dos demais presentes que a assinatura do contrato teria tido a  anuência do Ministério Público (MPMG), por Meio da  Promotoria de Fundações, que tem à frente o promotor Sérgio Gildin. E que para provar que existiu a aprovação do órgão ministerial, a entidade pretende fazer a ata notarial da suposta reunião na ocasião em que o promotor teria aprovando a parceria entre as duas partes, e entregar para a Comissão de Saúde da Câmara.

Continua depois da publicidade

Para entender todo imbróglio leia os links de matérias anteriores

 

Na reunião, além da participação dos vereadores membros da Comissão de Saúde da Câmara, acompanhados por seus respectivos assessores de gabinetes, estavam presentes a presidente da Fundação Geraldo Correa, Elis Regina Guimarães, mais o diretor André Valler, e o médico Thiago Rodrigues Aguiar, com especialização em cirurgia buco maxilo facial, que teve como função explicar a questão relacionada à intenção do hospital em implantar tal atendimento odontológico. A procuradora da Câmara de Divinópolis, Karoliny Faria também se fez presente.

Foi explicado, como já é de conhecimento de quem acompanha o histórico do Hospital São João de Deus (HSJD), que posteriormente com uma reformulação administrativa e de gestão passou a integrar o Complexo de Saúde do São João de Deus, abreviado para CSSJD, que Elis e André estiveram em Brasília em 2019 visitando diversos gabinetes de deputados federais, com o objetivo de angariar emendas parlamentares, ocasião em que também visitaram Léo Motta, que não demorou muito fez a proposta ilícita de barganhar liberação das suas emendas por aquisição de vans para servir a Associação dos Diabéticos de Contagem (ADIC).

O Hospital São João de Deus, com uma imensa dívida, como relatado na reunião e que a cada mês fecha no vermelho com ao menos R$ 1 milhão de déficit, conforme foi explicitado na reunião, mesmo assim assinou um contrato com clausulas leoninas favorável à ADIC. A avaliação de membros da Comissão de Saúde da Câmara é que foi muita inocência para pessoas capacitadas que estão no comando do hospital, e que muitas coisas ainda virão à tona no decorrer das investigações.

O diretor André Valler na reunião em alguns momentos muito exaltado, fora do que normalmente é sua personalidade, teria chegado a se atritar em embate com alguns vereadores que o questionaram, e por incrível que possa parecer a maioria das respostas aos questionamentos eram dadas por ele, e não por Elis Regina que se mostrava surpresa em alguns aspectos de decisões que foram tomadas. Como exemplo, foi André Valler quem teria cfeito as primeiras tratativas do leonino contrato, e também foi ele quem teria mantido contato com o Ministério Público para a aprovação. E na reunião chegou a exibir conversas de WhatsApp com o promotor responsável pela fundações. 

Segundo informações, a presidente da FGC, Elis Regina mais contrita durante a reunião teria chorado pelos acontecimentos, como desandou a situação. Enquanto André, mais altaneiro enfrentava  situação fazendo defesas que membros da Comissão consideraram indefensáveis. E chegaram a criar duvidas quanto ao comportamento agressivo dele. “Por que tanta defesa veemente?”, questionaram com o Divinews.

O fato é que alguns membros da Comissão de Saúde da Câmara, não acreditaram nas justificativas que foram dadas, avaliaram como  pureza demais para executivos que administram uma entidade com mais de 1.600 funcionários e com a responsabilidade pela saúde de toda região, já que Divinópolis é macrorregião em saúde. E por essa razão querem incluir tal irregularidade, ilicitude de gestão na CPI do HSJD que já está em andamento, contudo, com outro fato determinante. Mesmo assim, se tecnicamente não for possível aproveitar a atual CPI cogitam em abrir outra, a CPI DAS EMENDAS DO HSJD. 

O Divinews não conseguiu falar com a presidente da Fundação Geraldo Correa, Elis Regina Guimarães para ouvir o seu contraditório, pois após as primeiras denuncias, ao ser questionada sobre diversos episódios do caso, ela  arguiu para si honestidade impar, e bloqueou o site.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Marcos Martins disse:

    Que isso sirva de vergonha para os eleitores que ainda não aprenderam a votar, e acabam por continuar elegendo corruptos indicados por alguns pastores. Como dizia Van Hatten, que quando alguém fala que políticos deveriam passar por curso, ele, Van Hatten, lamentavelmente diz que o eleitor é quem precisa passar por um curso.

  2. Anônimo disse:

    Vai dar nada pra eles… sempre assim

  3. anonimo disse:

    O cara mandou cinco milhoes pra divina e todo o mundo detona o cara agora e foda viu ingratidao na divina campea

  4. Anônimo disse:

    O que aconteceu ? O Divinews deixou de projeger a Elis Regina? O que que houve?

  5. anonimo disse:

    Pega fogo cabare aumenta o som garson tras mais uma gelada kkkk

  6. Print disse:

    Essa administração do HSJD tem que ser investigada.
    Ministerio Publico não tem função de concordar ou não e sim fiscalizar os atos.
    Muito estranho esta situação.
    Explicar o inexplicavel.
    Sem falar que nos corredores do Hospital este tal de Andre é o Ricardão da chefe.

  7. Eduardo disse:

    Desta vez o Prefeito “ogro” ganhou. Estava certíssimo em reter a verba da emenda parlamentar, não é verdade Divinews?

  8. Anônimo disse:

    Elis Regina deixou se corromper. Não faz jus ao cargo.

  9. Maria disse:

    PSL, o partido que elegeu Bolsonaro, após a eleição de 2018, Bolsonaro se desvinculou do partido! Até hoje o presidente está sem partido!

  10. Anônimo disse:

    Santinha do pau oco essa elis regina no minimo PREVARICOU.
    Todos erraram

Continua depois da publicidade