Divinópolis poderá instalar ‘parklets’ em extensões de calçadas nas vias públicas

Publicado por: Redação

O projeto que visa a autorização para a instalação de parklets em Divinópolis foi aprovado por unanimidade na tarde desta última terça-feira (25), na Câmara Municipal. Apresentado pelo vereador Eduardo Print Júnior (PSDB), Presidente da Mesa Diretora, a matéria obteve 15 votos favoráveis e elogio dos demais edis – O objetivo segundo o vereador autor do projeto, é para fomentar a economia e colocar Divinópolis na rota gastronômica da região, de acordo com Print o projeto tem o apoio de diversos comerciantes que já manifestaram o desejo de instalar parklets nas áreas em que atuam.

“É um grande atrativo para quem trafega pela cidade. Temos exemplos de grandes capitais, como Curitiba e Belo Horizonte, que possuem estes parklets para o uso diário, para uma recarga de celular, descanso dos pedestres e conversa entre amigos. Valoriza o espaço e atrai mais clientes para o comércio local”, afirma Print Júnior.

Continua depois da publicidade

A proposta já vinha sendo discutida com a Settrans há meses, uma vez que ocupa uma vaga de estacionamento em via pública frente aos estabelecimentos que optarem pela instalação do mobiliário. “Muito importante a participação do Lucas Estevam, secretário municipal de trânsito, que deu seu olhar e parecer técnico para que o projeto chegasse à Câmara com segurança e sem nenhum tipo de alteração. Este trabalho em conjunto é que o faz Divinópolis desenvolver”, disse o vereador.

Cidade Moderna 

Eduardo Print Júnior acredita que o projeto contribui com uma visão mais futurística do município. “Vemos outras cidades avançando e Divinópolis ficando parada por falta de interesse do poder público. Mesmo como líder do governo na gestão anterior, não consegui avançar com a proposta. Agora, o prefeito Gleidson Azevedo (PSC) e sua equipe se prontificaram a colocar o projeto como uma das prioridades atuais”, explicou o autor do projeto.

Ainda segundo Print Júnior, autorizar a construção de Parklets é uma medida que trará benefícios a três importantes vertentes da nossa cidade: economia, turismo gastronômico e mobilidade urbana. “Sendo uma área extremamente atrativa para os bares e restaurantes do município, os Parklets serão atrativos para o turismo gastronômico de Divinópolis, especialmente em áreas gourmets da cidade, como as ruas Pitangui, Itamarandiba e áreas de bares na região central, sendo um novo espaço de convivência e uma opção a mais de interação entre as pessoas”, conclui.

O que é parklets

Parklets são áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros. Os primeiros parklets foram construídos em San Francisco, buscando-se criar ambientes mais amigáveis para pedestres e ciclistas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do vereador

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Dilane Coelho disse:

    A ideia nao deixa de ser boa e futurista,mas que tal se preocuoar em criar projetos para tratamento de esgotos em varios bairros,calçamentos em ruas ainda de terra,meu bairro por exemplo,cidade esburacada,gastar dinheiro público do nosso imposto com coisas sem benefício a população não é viavel.

  2. Geno Cida e Silva disse:

    Os turistas e clientes vão amar serem abordados por vendedores ambulantes, pedintes e usuários de drogas que geralmente cheiram mal. As estruturas farão sucesso para abrigo de animais e moradores de rua. Serão ótimos lugares pra eles fazerem as necessidades fisiológicas também. Já estou imaginando o cheiro que terão.

  3. Anônimo disse:

    E os salários dos servidores até agora sem solução REF a reposição por lei…mas tem dinheiro p fazer embelezamento na cidade

  4. Anônimo disse:

    A ideia é excelente, é muito bom pensar grande.
    porem nossa cidade não tem educação e estrutura para isso.
    Muito vandalismo e moradia de noiados e mendigos.

  5. Humberto Pozzolini disse:

    Parabéns ao vereador Presidente da câmara, Eduardo Print Junior pelo projeto. Visão futurista, além de embelezar a cidade, a tornando uma cidade para passear caminhando a coloca na rota gastronômica e lazer.👏👏👏👏👏

    1. Fabio Rabelo disse:

      Como funciona? É público? A população pode usar como se fosse uma praça, sem consumir no estabelecimento?

Continua depois da publicidade