Comissão de Saúde da Câmara visita Hospital São João de Deus e constata superlotação nos leitos do SUS

Publicado por: Redação

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Ciência realizou uma visita, na manhã dessa quarta-feira (03), no Complexo de Saúde São João de Deus. Composta pelos vereadores: Zé Braz (Presidente), Israel Mendonça (secretário) e Lohanna França (membro), a ida ao hospital ainda contou com o vereador Ney Burguer.

De acordo com a Câmara Municipal, a visita teve como finalidade fiscalizar como estão sendo feitos os atendimentos e as ocupações dos leitos de internações do Sistema Único de Saúde (SUS), realizados pelo hospital. Os vereadores visitaram três setores de enfermaria, CTIs adulto e pediátrico, ala oncológica, da maternidade e pediátrica, além da sala vermelha.

Continua depois da publicidade

Durante a visita, os parlamentares encontraram superlotação em quase todos os setores. E divulgaram que há apenas uma vaga para internação de mulheres, duas vagas para internação CTI infantil, uma vaga para internação CTI adulto e sete vagas na ala pediátrica.

“Em relação a estrutura física das áreas de internação via SUS, observamos que há uma falta de manutenção estrutural. Principalmente no setor 04, que se encontra em péssimas condições para atendimentos. Os pisos estragados, portas estão quebradas, falta de pintura na parede do corredor e banheiros com falta de manutenção”, afirmou o presidente da Comissão Zé Bráz.

Negligência

Segundo informações do Complexo de Saúde São João de Deus, não existe uma fiscalização diária de leitos por parte da Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), sendo este um serviço primordial para acompanhar o mapa de leitos diários. A comissão garante que irá notificar o secretário responsável pela pasta, Alan Rodrigo, sobre a referida falha, para que a mesma assim seja solucionada.

A comissão também encaminhará a Diretora Superintendente orientações pertinentes a melhoras deste espaço a fim de que os pacientes tenham um atendimento digno e humanizado.

Cirurgias

A Comissão de Saúde reunirá no início do mês de abril com o Secretário de Saúde, Alan Rodrigo, com a Diretora da Urgência e Emergência da UPA, Cristiane Silva, com o Coordenador da Central Estadual de Regulação da Macro Oeste, Dr. Claudio Fernandes, com a Diretora da Atenção Secundária, Cíntia Soares, e com a Diretora Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus, Elis Regina, com o intuito de solucionar as demandas reprimidas da UPA.

“Hoje estamos com mais de 130 pacientes em fila de espera, aguardando cirurgia de urgência. As cirurgias eletivas já superam a marca de 1000 pessoas em fila de espera. Este número pode ser considerado o maior dos últimos 10 anos”, alertou Zé Bráz.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade