CSSJD recebe dentistas internacionais para aprimorar conhecimentos com técnicas aplicadas no Refaces

Publicado por: Brener Mouroli

Na manhã da última terça-feira (24), o Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD) realizou o evento de abertura do workshop com imersão completa no campo da Cirurgia Temporomandibular junto a quatro cirurgiões dentistas de Brasília, República Dominicana e México para uma experiência exclusiva proporcionada em parceria com a CPMH, empresa de tecnologia e inovação voltada para a área da saúde.  Durante a cerimônia de recepção, foram ressaltadas as áreas de aprimoramento desses especialistas, abrangendo temas como Indicação de Próteses, Abordagem Fisioterápica de pré e pós-operatório, Técnica Cirúrgica aplicada no CSSJD, manejo das próteses ATM, acompanhamento pré e pós-operatório, além da discussão de casos Clínicos.

Os profissionais, referências nas localidades que atuam, vão aprimorar suas técnicas voltadas para Indicação de Próteses, Abordagem Fisioterápica de pré e pós-operatório, Técnica Cirúrgica aplicada no CSSJD, manejo das próteses ATM, acompanhamento pré e pós-operatório, além de discussão dos Casos Clínicos.

Continua depois da publicidade

André Waller, Diretor Presidente do CSJD, enfatizou a importância do Refaces, Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais, que tem desempenhado um papel transformador na vida dos pacientes. “O Refaces é um grande orgulho para nós do Complexo de Saúde São João de Deus. Através dele, expandimos nosso alcance para 4,3 milhões de pessoas em quatro regiões, impactando positivamente a vida dos pacientes, elevando a autoestima e possibilitando a reinserção social diariamente”, afirmou Waller.

Elis Regina Guimarães, Diretora Executiva – CEO, destacou que esse evento reforça a posição de referência do CSSJD. “O São João tem como visão ser referência na filantropia em termos de resolutividade assistencial, buscando trabalhar os vazios assistenciais não só na questão da saúde, mas também proporcionando dignidade ao ser humano. Neste sentido, o ESG (Environmental, Social and Governance) torna-se uma grande bandeira, fortalecida com grandes parcerias como a CPMH. Com essa ação, nos tornamos o primeiro hospital filantrópico do país a ter essa tecnologia tão avançada para atendimento pelo SUS”, disse Guimarães.

Refaces

Inaugurado em 12 de abril de 2022, o Refaces oferece serviços como Clínica Odontológica Multiprofissional, Centro Radiológico Odontológico e Consultório de Fonoaudiologia, abrangendo diversas áreas de suporte dentro da instituição. O centro visa proporcionar assistência completa aos pacientes com Deformidades Adquiridas e Congênitas, como os portadores de Fissuras Labiopalatais, Síndrome Apert, Síndrome Treacher Collins, entre outras.

Com esse novo serviço, o Complexo de Saúde São João de Deus passou a atender mais três Macrorregiões de Saúde de Minas Gerais, incluindo Vale do Aço, Leste e Leste Sul, totalizando 191 cidades e 4,3 milhões de pessoas.

O Dr. Thiago Aguiar, coordenador do Refaces, destacou a importância do projeto que foi planejado há alguns anos e hoje colhe bons frutos, tanto para o Complexo quanto para os pacientes. “Esse trabalho tem sido desenvolvido há 4 anos, e há 2 anos estamos operando efetivamente os pacientes. Resultados positivos e melhorias de material fizeram com que a CPMH trouxesse profissionais do exterior para acompanhar os serviços e os protocolos, com o intuito de implementar em seus locais de origem”, ressaltou Aguiar.

O Dr. Hugo Cunha, profissional de Brasília e representante da CPMH, expressou otimismo durante a estadia em Divinópolis. “Com esse novo programa Observacional Cirúrgico, pretendemos, juntamente com o Complexo de Saúde São João de Deus, fazer uma expansão, possibilitando a divulgação dos produtos, a técnica cirúrgica e como esses protocolos são aplicados aqui, com o objetivo final de replicar essa utilização. Pacientes que necessitam da utilização de próteses de articulação temporomandibular, normalmente já passaram por outros procedimentos com patologias, sem sucesso. O que a gente observa com esses produtos customizados e próteses de estoque é que elas conseguem devolver qualidade de vida, reinserção social e capacidade de obter as funções mastigatórias da forma mais natural possível”, pontuou Cunha.

 

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade