Conselho Regional de Medicina Veterinária denuncia ao MP médico que realizou sutura em cão

Publicado por: Redação

De acordo com o órgão, a ação trata-se de um crime de maus-tratos já que o dermatologista não possui conhecimento anatômico, fisiológico, farmacológico, patológico e cirúrgico da espécie canina 

Nesta terça-feira (23), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) enviou uma denúncia ao Ministério Público de Minas Gerais, através da Coordenadoria Estadual de Defesa da Fauna, solicitando que seja apurada a conduta do médico dermatologista que realizou um procedimento cirúrgico no pescoço de um filhote canino.  

Continua depois da publicidade

A ação foi registrada pelo próprio médico, residente de Divinópolis, e divulgada em suas redes sociais no último sábado (20). De acordo com o órgão, a situação configura-se como crime de maus-tratos (Lei 9.605/98 com nova redação dada pela Lei 14.064/20), uma vez que o dermatologista não possuiria conhecimento anatômico, fisiológico, farmacológico, patológico e cirúrgico, no que se refere a espécie canina.  

Ainda segundo o conselho, o procedimento teria sido realizado em local inadequado, sem a estrutura e os equipamentos cirúrgicos necessários para tal finalidade, colocando em risco a vida e o bem-estar do animal. O órgão contesta que por não se tratar de um procedimento de urgência, o cachorro poderia ser tratado em alguma clínica ou hospital veterinário da cidade.  

Com isso, o CRMV-MG afirma que é há um agravante na conduta do profissional, por não ser habilitado para tal finalidade, configurando até em Exercício Ilegal da Profissão (Art.47 da Lei de Contravenções Penais), uma vez que a sutura realizada seria um procedimento privativo dos médicos-veterinários, e que o dermatologista com isso estaria visando apenas sua autopromoção na ação.  

Além da denúncia no MP, o CRMV-MG também comunicará o Conselho Regional de Medicina do Estado, responsável por fiscalizar a área de atuação do médico e espera que sejam tomadas as devidas providências com base na análise dos fatos.  

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Philipe disse:

    Pelos vídeos divulgados… Isso é exercício ilegal da profissão, além disso… Agiu com imperícia, pois o sofrimenro do animal é nitido! Todo e qualquer procedimento clinico-cirúrgico em animais é uma atovidade EXCLUSIVA do Medico Veterinário. #repudio #crm #crmv #cfmv #mpmg

  2. Anônimo disse:

    Apenas uma pergunta, o cachorro está vivo.ou morto, notícia muito estranha. Está olhando apenas um lado.

Continua depois da publicidade