‘Nota’ da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Minas Gerais (SBCP-MG) repudia conduta irresponsável da biomédica de Divinópolis

Publicado por: Redação

Em Nota endereçada ao Divinews, a  Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Minas Gerais (SBCP-MG), tomou conhecimento da morte de uma mulher de 45 anos após realização de procedimento estético em uma clínica de Divinópolis – A SBCP-MG repudia a conduta irresponsável da profissional biomédica, pela prática de procedimentos que são restritos aos profissionais médicos, em cumprimento ao Artigo 4º, parágrafo 2º, da Lei do Ato Médico, que discorre sobre as atividades privadas do médico como a indicação da execução e execução de procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos.

Desta forma, o caso trata-se de invasão da competência do profissional médico, em especial do cirurgião plástico, visto que o procedimento se encontra na matriz de atuação da especialidade. Infelizmente, temos visto com frequência complicações graves, e por vezes, irreversíveis de casos em razão da desinformação da população e da prática ilícita de profissionais não habilitados para a realização de procedimentos estéticos, incorrendo no crime de exercício ilegal da medicina.

Continua depois da publicidade

Lembramos que a realização de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos invasivos só devem ser realizados por médicos especialistas, que são profissionais habilitados para também tratar as eventuais complicações. O registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) e de Qualificação de Especialista (RQE) são obrigatórios e devem ser pesquisados pelos pacientes antes da realização dessas intervenções. Essas informações podem ser verificadas no site do CRM-MG (www.crmmg.org.br) e, no caso de Cirurgiões Plásticos no site da SBCP-MG (www.sbcpmg.org.br)

A SBCP-MG lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares e amigos da paciente.

Belo Horizonte, 9 de maio de 2023.

 

 

 

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

  1. Cicero disse:

    Tem q caçar o registro dela e ela ficar presa por muito tempo

  2. rodney c r macedo disse:

    LAMENTAVEL
    ]

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados