Através de Nota, Prefeitura confessa que adesão ao “Minas Consciente” não foi espontânea e sim por questionamento do MPMG e decisão do TJMG

Publicado por: Redação

Nesta última terça-feira (04), a Prefeitura de Divinópolis informou que o município estava aderindo de forma espontânea ao “Minas Consciente”, em consequência da reformulação do programa, como explicado no release enviado para a imprensa, levava em consideração a realidade de cada município, e que Divinópolis já se enquadrava na onda verde, o que fez com que o líder do Governo, vereador Eduardo Print Junior se antecipasse e logo euforicamente gravasse um vídeo. Mas a história não era bem essa, de adesão espontânea, e isso o Divinews já tinha conhecimento de que o município recebeu no dia anterior, ou seja segunda-feira (03) um oficio do Ministério Público (MPMG) em que o Promotor de Justiça, Marcos Vinicius Lamas Moreira (Coordenador da CRDS.OESTE), pede informações ao Chefe do Executivo, Galileu Teixeira Machado se Divinópolis tinha aderido ao Programa Minas Consciente, e se a resposta fosse negativa, deveria ser justificada dentro do prazo de 48 horas, o por que dá não adesão. (veja documento ao fim da matéria)

Como o secretário adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcelo Cabral em entrevista coletiva nesta quarta-feira (05), em resposta a uma pergunta feita pela jornalista Tainara da TV Candidés, deixou claro que Divinópolis se enquadra na ONDA AMARELA e não na ONDA VERDE, como foi anunciado pelo município e o vereador Print Junior euforicamente se encarregou de reverberar os quatro ventos dando a impressão que “liberou geral”. A Prefeitura para não ficar mal com os empresários e minimizar a fala equivocada do seu líder na Câmara, logo resolveu emitir uma Nota Oficial contando a verdade, que não foi por decisão espontânea e sim por força de decisão do Tribunal de Justiça proferida nos autos da Ação Declaratória nº 4592463-95.2020.8.13.0000, ajuizada pelo Ministério Público estadual, e com isso o Município de Divinópolis viu-se impelido a aderir às diretivas que foram estabelecidas pelo Estado de Minas Gerais no Plano Minas Consciente, e assim o fez por meio do Decreto nº 13.882, de 05 de agosto de 2020. Logo, a responsabilidade de fechar ou abrir mais a economia, passa a ser do Estado de Minas Gerais, que tem a responsabilidade pela definição das políticas sanitárias voltadas ao combate à COVID-19.

Continua depois da publicidade

Veja a Nota Oficial na íntegra

Por força de decisão do Tribunal de Justiça proferida nos autos da Ação Declaratória nº 4592463-95.2020.8.13.0000, ajuizada pelo Ministério Público estadual, o Município de Divinópolis viu-se impelido a aderir às diretivas que foram estabelecidas pelo Estado de Minas Gerais no Plano Minas Consciente, e assim o fez por meio do Decreto nº 13.882, de 05 de agosto de 2020. É do Estado de Minas, a partir de agora, a responsabilidade pela definição das políticas sanitárias voltadas ao combate à COVID-19.

É importante ressaltar que, até a presente data, Divinópolis conseguiu se manter numa zona de relativo conforto assistencial em meio à pandemia (aliás, foi pioneiro na adoção de medidas de controle social contra a COVID-19). O Município de Divinópolis demonstrou muita responsabilidade no trato dessa grave e importante questão de Saúde Pública até o momento da mencionada adesão ao Plano Minas Consciente.

De agora em diante, o Município de Divinópolis aguardará as diretrizes sanitárias oficiais que vierem a ser tidas como necessárias pelo Estado de Minas, posto ser ele (o Estado) o responsável direto pela condução do referido Plano Minas Consciente, sendo certo que serão mantidas no âmbito municipal as medidas de controle da disseminação da COVID-19, notadamente as de distanciamento social, uso de máscara protetora e higienização adequada das mãos.

Veja documento que o Divinews teve acesso com exclusividade 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Lizy Cristina disse:

    Uma pessoa “comum” precisa pensar muito antes falar as coisas e se comprometer sempre em falar a verdade, isso é questão de caráter. E um político nesse caso um vereador tem que pensar mil vezes antes de sair falando e gravado vídeo, tendo em vista que o mesmo trabalha para o povo e suas palavras pesam muito em meio a sociedade. É um absurdo um vereador gravar vídeos e espalhar nas redes sociais com intuito de ter vantagem com algum setor, nesse caso o comércio( comerciantes) . No vídeo o vereador deixa a entender que está tudo normal e a cidade vai flexibilizar ainda mais. Triste !! Politicagem.

Continua depois da publicidade