EXCLUSIVO: Secretaria de Saúde diz que teste rápido, oferecido por laboratório de Divinópolis, não funciona para descarte de coronavirus

Publicado por: Redação

O Divinews apurou que o Laboratório Elion que está oferecendo um teste rápido. Segundo eles trata-se de um exame de sangue IGG / IGM para pessoas que estiverem com sintomas, que posteriormente para ter validade precisa ser avaliado por um médico. No contato também foi informado que o valor do teste, a prazo é de R$ 230 reais, e a vista R$ 195,00. A recepcionista informou ainda que é necessário o agendamento prévio para a realização do teste – Ocorre que a Diretoria de Vigilância em Saúde informou que o teste não é válido para diagnosticar o COVID-19. Ao Divinews a Secretaria de Saúde enviou uma Nota Técnica  do COES MINAS COVID-19 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, dando orientações sobre a utilização de testes rápidos para fins de diagnósticos e investigação epidemiológica.

SOBRE TESTES RÁPIDOS

Continua depois da publicidade

Até o momento, não existem testes diagnósticos rápidos (imunocromatografia ou detecção coloidal de ouro) autorizados por quaisquer autoridades reguladoras competentes e/ou formalmente validados. Em geral, esses tipos de testes têm baixa sensibilidade. Portanto, seu valor preditivo positivo é aceitável (eles podem ser usados para confirmar os casos), mas seu valor preditivo negativo é baixo (eles não devem ser usados para descartar os casos).

CONCLUSÃO Desse modo, a caracterização das síndromes gripal e respiratória aguda grave de acordo com os critérios do Ministério da Saúde permanecerá sendo a base do diagnóstico da suspeita de COVID-19. Até o presente momento, uma eventual negatividade do teste rápido não será suficiente para descartar medidas de isolamento ou demais condutas diante de um caso suspeito. Por conseguinte, do ponto de vista pragmático, nos cenários clínicos, ainda não há razão para ansiedade para a aplicação dos testes. Por fim, salientamos que Secretaria do Estado de Saúde continuará avaliando a melhor estratégia para empregar esses testes em benefício da população. Todo esse estudo será feito de acordo com os melhores, mais cuidadosos e mais atualizados conhecimentos científicos e práticas epidemiológicas.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    Acho que deveriam colocar estes dizeres junto às propagandas, para não ser tido, a propaganda, como enganação

  2. Anônimo disse:

    Acho que deveriam colocar estes dizeres junto às propagandas, para não ser tido, a propaganda, como enganação

  3. erson ribeiro guimaraes disse:

    Ótima informaçao

Continua depois da publicidade