Laboratório em Divinópolis esclarece sobre eficácia dos testes rápidos do COVID-19

Publicado por: Redação

Após a publicação de uma matéria do Divinews sobre os testes rápidos de detecção do coronavírus oferecidos pelo Laboratório Elion, em que houve  uma manifestação da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis sobre sua eficácia, a diretoria da empresa solicitou espaço ao site para que fossem feitos os esclarecimentos à luz da ciência.

Primeiro, no que tange ao COVID-19, o conhecido corona vírus, existem duas classes de exames que são realizadas. Um exame que é indicado para fase aguda, que é o chamado RT-PCR, que é uma sigla em inglês que significa transcrição reversa de reação em cadeia de polimerase. Este é um teste que busca do RNA do vírus que, portanto, confira a presença do vírus no organismo.

Continua depois da publicidade

Este exame só deve ser utilizado na fase aguda da doença, ou seja, até 4 ou 5 dias depois do contágio. Coleta se o material através de um Swab (espécie de cotonete grande) da garganta do paciente e envia para o laboratório. Portanto esse exame só deve ser usado para diagnosticar a doença por coronavirus na fase aguda.

Existem outras classes de exames chamados testes rápidos. Eles são feitos através do sangue e seus derivados e busca detectar a presença de anticorpos contra o coronavirus. Não são usados na fase aguda uma vez que os anticorpos só começam a serem detectados na corrente sanguíneas uma semana após o contágio. Portanto não têm sido usados como teste diagnóstico, mas traz informações importantíssimas para o médico. Esclarece, por exemplo, se o paciente teve contato com o vírus ou não, dá para inferir há quanto tempo este contato ocorreu. Além de outras informações que irão auxiliar o médico na orientação do seu paciente.

Outro fator de extrema importância são as informações epidemiológicas que estes testes oferecem. Tanto que está sendo utilizado no mundo inteiro. A eles inclusive se imputam a baixa mortalidade na Alemanha pelo uso generalizado do mesmo.

O Brasil já importou cerca de 5 milhões destes testes que serão distribuídos para estados e municípios e atualmente o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta está tentado importar mais 22 milhões deles.

Baseado nas informações destes exames é que as autoridades irão identificar qual parcela da população já teve contato com o vírus e qual está vulnerável e. deste modo, poder alterar por exemplo a política de isolamento populacional em cada região. Por este motivo encaminhamos diariamente a estatísticas dos nossos testes para serem utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis.

Quando deve ser realizado este exame?   Primeiro, ele realmente não é indicado para a fase aguda, na primeira semana após o contágio, lembrando que parte substancial dos pacientes contagiados não apresentam sintomas, somente a partir do 7 e 8 dia, os anticorpos contra o coronavirus começam a se elevar no sangue.

Todas essas explicações são dadas em nosso laudo, através de um informativo e verbalmente para os nossos pacientes.  Nós, por exemplo, não fazemos esse exame em pacientes que estejam com febre ou falta de ar, porque essa é a fase aguda e deve ser buscada orientação pela saúde pública.

Vejam a resolução do Ministério da saúde outorgando o teste:

Análise complementar para testes rápidos do COVID-19

Diário oficial da União – Seção 1 ISSN 1677-7042 Nº 54, quinta-feira, 19 de março de 2020

RESOLUÇÃO-RE Nº 777, DE 18 DE MARÇO DE 2020;

O Gerente-Geral de Tecnologia de Produtos para Saúde, no uso das atribuições que lhe confere o

art. 156, aliado ao art. 54, I, § 1º do Regimento Interno aprovado pela Resolução de Diretoria Colegiada –

RDC nº 255, de 10 de dezembro de 2018, resolve:

– Art. 1° Deferir as petições relacionadas à Gerência-Geral de Tecnologia de Produtos para a

Saúde, conforme anexo.

– Art. 2° Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Registro do teste pela ANVISA.

8433 – IVD – Registro de produto 146331540002

06 Eco Diagnostica Ltda 253511489772020 18 0661033201 COVID-19

IgG/IgM ECO Teste

Colocamo-nos a disposição para maiores esclarecimentos.

Sergio Wyton Lima pinto

Biólogo pela UFMG

Medico nefrologista pela UFMG

Mestre em Epidemiologia pela Universidade federal de São Paulo.

Doutorando em epidemiologia pela Universidade federal de São Paulo

Consultor médico do Laboratório Elion.

  1. World Health Organization (WHO). WHO Statement Regarding Cluster of Pneumonia Cases in Wuhan, China. Beijing: WHO; 9 Jan 2020.
  1. Tahir ul Qamar, M.; Alqahtani, S.M.; Alamri, M.A.; Chen, L. Structural Basis of SARS-CoV-2 3CLpro and Anti-COVID-19 Drug Discovery from Medicinal Plants . Preprints 2020, 2020020193 (doi: 10.20944/preprints202002.0193.v1).

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Jadson Campos disse:

    Na minha opinião estamos em guerra contra este vírus que afeta à população mundial. Portanto, todas as “armas” disponíveis devem ser usadas. É este teste é de muita importância para o combate e prevenção contra o vírus .

Continua depois da publicidade