Situação se agrava e Divinópolis passa para nível 2 de epidemia criando Comitê de Combate ao Coronavírus

Publicado por: Redação

Janice Soares, Diretora da Vigilância em Saúde de Divinópolis, em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (13), explicou que Divinópolis, ao alcançar 12 casos, deixou o estágio 1 que é caracterizado como uma cidade que “importa” um caso que veio de fora. Como exemplo, os divinopolitanos que vieram da Itália. E passou para o estágio 2, quando a transmissão do vírus se dá localmente, entre pessoas que não estiveram fora do país ou em outro estado, passando de um para o outro –  O secretário de Saúde de Divinópolis Amarildo Silva, informou que ainda em janeiro foi criado em Divinópolis o primeiro grupo de contingência em Minas Gerais para o coronavírus, e que nesta última quinta-feira (12) após uma reunião do grupo foi decidido que o grupo será transformado em um comitê. Segundo ele, por ter uma força mais institucional e ser uma instância maior com poderes deliberativo direcionado às ações relativas ao coronavírus.

Continua depois da publicidade

Divinópolis já se tornou uma zona de risco, com isso a preocupação com a importação da doença não é mais necessária, De acordo com todos os técnicos e médicos da saúde que estiveram na coletiva, o que resta ser feito agora é que a população siga as recomendações de cuidado com a doença, como fator principal está lavar as mãos constantemente. E também evitar aglomerações.

Rosângela Franco Guedes Ferreira, médica infectologista do hospital São Judas e Hospital São João de Deus, disse que Divinópolis vive um momento muito específico da epidemia, e que até então os pacientes com suspeita possuíam vínculo com outro país. Hoje, como já existem casos confirmados no município foi definido o segundo momento da epidemia onde se tem documentado uma contaminação local.

A orientação é que a pessoa que sentir sintomas fortes, como dor de garganta, tosse e dificuldade para respirar, febre alta procure uma  unidade de saúde. Sendo importante salientar que pacientes que não tiveram manifestação de sintomas ou que apresentam sintomas fracos não devem ou necessitam procurar as unidades, visto que indo até elas é possível que contraiam então a doença.

Não existe mais o termo quarentena e sim isolamento domiciliar,  e que é apenas para os casos suspeitos. Cerca de 80% dos pacientes que iniciaram o tratamento tem expectativas benignas de recuperação. Existe uma preocupação maior com pacientes idosos, diabéticos, hipertensos, cardiopatas, pacientes em quimioterapia, usuários de drogas, etc. que apresentam maior risco de saúde.

Amarildo Sousa, secretário de Saúde, diz que é recomendável que sejam evitadas as aglomerações, tais como reuniões com número de pessoas acima de 20. Além disso também deve ser salientado o uso do álcool em gel e principalmente a higienização das mãos. “É um estado de alerta e não de pânico”.

Já existem cuidados e precauções para o caso de um aumento de casos e necessidade maior de hospitalização, como preparo de leitos e recebimento de kits. O HSJD  tem leitos preparados de  terapia intensiva. Porém, que a população se conscientize quanto a propagação, para que os casos mais sérios sejam em menor quantidade possível, afirmam os técnicos.

Foi recomendado que toda criança que apresentar sintomas não deve ir à escola. A transmissão dentro das escolas tem o risco maior. A criança deve ficar em casa até que esteja melhor. E aionda que não é necessário o consumo excessivo de máscaras de saúde de quem não está infectado. A prevenção é lavar as mãos e se abster de aglomerações. As máscaras devem ser poupadas para os profissionais da saúde. O caminhar epidemiológico e as estatísticas é o que vão direcionar as orientações profissionais. Medidas mais fortes serão necessárias caso a epidemia se mostre de maior proporção.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Anônimo disse:

    A Transoeste tem q avaliar a respeito pq alguns ônibus foram retirados e os q sobraram só anda lotados vai ser fácil o vírus espalhar nesses coletivos

  2. angela maria disse:

    blá, blá, blá, tudo que estas pessoas nos vídeos falaram, os noticiários da televisão já falaram milhões de vezes, o que ninguém falou é quantos casos positivos tem Divinópolis, e quantos casos suspeitos, evidentemente que todos os familiares das pessoas que vieram do exterior, principalmente da Itália são casos suspeitos, se estas pessoas não estão em quarentena, são bombas relógio, simples assim,

  3. Ana disse:

    Divinópolis é desmazelada. Não tem estrutura. Agora cabe saber se é realidade ou se é aproveitamento político financeiro. Vergonha.

    1. andre pereira diogo disse:

      Não temos ruas para nós locomover mais temos coronavirus…..

  4. Tiago disse:

    E o concurso do SAMU que ocorrerá amanhã haverá realização das provas normalmente? Virá pessoas de fora da cidade para realizar, não haveria risco de propagar mais ainda, inclusive para outros municípios?

    1. andre pereira diogo disse:

      Não temos ruas, mais temos o coronavirus

  5. Paulo Cesar disse:

    FUTURO CANDIDATO A VEREADOR,QUANTO.PIOR MELHOR PRO SECRETÁRIO AMARILDO!!!É CANDIDATO DE OPOSICAO AO GOVERNO GALILEU ,COMO PODE OCUPAR O CARGO DE SECRETÁRIO DE SAUDE DE DIVINOPOLIS???DIVINEWS APURA AI !!!!

  6. Maria Fernanda disse:

    E o rodeio ninguém fala nada

    1. Aurea disse:

      E os fanáticos por politica que estão confirmando e instigando as pessoas a sairem dia 15 p passeata a favor do Presidente ,as autoridades deveriam soltar uma nota ,que quem sair p fazer qualquer manifestaçao vai p cadeia

    2. Anônimo disse:

      Rodeio deveria ser suspenso ad eternum..evento primitivo e música de péssimo gosto

  7. Bruno Lopes disse:

    Um evento de 100 pessoas na faculdade Pitágoras foi cancelado, e o rodeio em Divinópolis ninguém fala nada. Parabéns mais uma vez 👏🏻👏🏻

    1. Anônimo disse:

      E o concurso do SAMU que vai ocorrer amanhã? Será que vai ter? Divinópolis tá com casos confirmados, o pessoal virá de fora correr risco de esparramar o vírus pra outras cidades, caso tenham contato. Crítico!

      1. Carlos Roberto de Souza disse:

        Boa tarde à TODOS: Houve falha por parte das pessoas Contaminadas que Vieram da Itália. Se esse Vírus se Propagar na Cidade, à Responsabilidade é DELES. POBRE ou Trabalhador Assalariados, NUNCA, Teram Condições de Viajarem para Outro PAÍS. O Pessoal da SEMUSA que FISCALIZEM.

        1. Priscila maria de deus disse:

          E as gestantes como tao fazendo cm as q ta pra ganhar nenem esse mes de abril

  8. Paulo Cesar disse:

    COMO SEMPRE AS AUTORIDADES SUBESTIMARAM MAIS UMA PANDEMIA ALTAMENTE CONTAGIOSA E AGORA VÃO CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO!!!SE HOUVER OBITOS NA CLASSE POBRE ABAFAM OS CASOS ,SE FOR UMA PESSOA DA BELA SOCIEDADE DIVINOPOLITANA AÍ O BICHP VAI PEGAR!!!!FALTA DE AVISOS NÃO FORAM,A SEMUSA NÃO TÁ PREPARADA PRO SURTO DE CORONAVIRUS,NÃO TEMOS LEITOS HOSPITALARES SUFICIENTES,ENTRE OUTROS DETALHES!!!!DIVINEWS APERTA O SECRETÁRIO E A JANICE,ESTÃO ESCONDENDO A REAL SITUAÇÃO DO CORONAVIRUS NA CIDADE!!!!!

    1. Anônimo disse:

      Que Deus tenha pena do povo dessa cidade , não temos prefeito, a política de saúde aqui um terror, seria um genocídio, senhor Piedade.

      1. Anônimo disse:

        Só Deus pra salvar esse povo desse mal q destrói e mata.

    2. Servidora de carreira disse:

      Vai se tratar (e estudar), meu caro! Os dados epidemiológicos sequer são de titularidade exclusiva do município. O SUS é um sistema hierarquizado e necessariamente articulado em seus níveis municipal, estadual e federal. Ademais, quem está à frente do enfrentamento da pandemia no ministério da saúde são profissionais de carreira, com histórico de comprometimento e responsabilidade sanitária. O mesmo se aplica aí município de Divinópolis.

      1. Anônimo disse:

        SUS é um sistema q não tem verbas suficiente para uma pandemia desse nivel

Continua depois da publicidade