BALANÇO CORONAVIRUS EM DIVINÓPOLIS: acompanhe os novos casos

Publicado por: Redação

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (09), a Secretaria Municipal de Saúde, através do secretário Amarildo Sousa e da Diretora em Vigilância da Saúde, Janice Soares, além da bioquímica epidemiologista, Mirna Abreu, da Referência da Vigilância epidemiológica, explicaram sobre o caso do coronavirus em Divinópolis, como o primeiro de Minas. 

A coletiva foi sobre o caso da mulher de Divinópolis infectada pelo coronavirus e que atualmente está em quarentena domiciliar, juntamente com sua família, dois filhos que estudam no Colégio Roberto Carneiro e o marido que é médico – Janice informou que a situação de Divinópolis é a seguinte: dos 6 casos, três foram descartados desde a semana passada; existe um novo caso suspeito que a paciente já está em casa aguardando o resultado dos exames que foram feitos; um outro caso que após a entrevista o material será coletado.

Continua depois da publicidade

A Diretora de Vigilância em Saúde enfatizou muito que o novo coronavirus é uma doença de letalidade baixa comparado à outras síndromes gripais, e que não é motivo de alarme. Afirmou conclusivamente que o vírus já chegou no país. O que deve ser feito agora, é  apenas tomar as precauções necessários de higiene, e não entrar em pânico.

Além da mulher já contaminada com o coronavirus que a família chegou da Itália no dia 2, ou seja, na última segunda-feira, e a doença só se manifestou no dia 5, quinta-feira, e já no dia seguinte, sexta-feira foi confirmado o diagnóstico

Os questionamentos durante a entrevista foi com quem ela teve contato do dia 2, segunda-feira, até o dia que passou mal, na quinta-feira, já que o protocolo é que as pessoas só procurem as unidades de saúde se apresentar alguns dos sintomas.

O protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde, diz que uma pessoa que tenha vindo de outro país, não será abordado simplesmente por ter viajado. Tal pessoa sequer será abordada. Isso só ocorrerá se ela apresentar alguns sinais da doença e ela própria procurar por atendimento médico.

Segundo o secretário de Saúde, Amarildo Sousa, em janeiro a Secretaria Municipal de Saúde, e a Superintendência Regional de Saúde fizeram um plano de contingência antes que houvesse qualquer caso na cidade. Com isso Divinópolis foi a primeira cidade a se precaver do coronavirus.

Neste fim de semana aconteceu o caso da mulher que retornou da Itália com os sintomas, realizou os exames em Belo Horizonte em hospital particular, mas como reside em Divinópolis voltou para casa, seguindo todas as recomendações do protocolo.

Os exames foram confirmados pela rede pública dando positivo para o coronavirus. Seu estado é estável, não é grave e segue em sua residência sob orientações medicas iniciais de reclusão, em um período de cerca de 14 dias. Tanto ela quanto os familiares.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade