Diretora de Vigilância em Saúde e secretário anunciam epidemia de dengue em Divinópolis

Publicado por: Redação

Em entrevista coletiva realizada nesta quarta-feira (30), na Secretaria de Saúde de Divinópolis, na presença do secretário de saúde, Amarildo Sousa, e também do coordenador de Vigilância em Saúde, Erson Ribeiro, a Diretora em Vigilância em Saúde, Janice Soares fez um preocupante alerta, de que o município já se encontra em um estado de epidemia de dengue – Antes, o secretário de saúde explicou que tradicionalmente essa época do ano é normal o índice da doença aumentar. Avaliou ainda que os anos de 2017 e 2018 foram anos tranquilos com relação à situação atual que se assemelha aos anos que a cidade teve altos índices, como em 2016, e por isso está colocando a cidade em alerta. Disse ainda que existem 100 agentes atuando; são 28 notificações da doença; e 40 denúncias de focos de dengue. 92% dos focos estão dentro das próprias residências.

Continua depois da publicidade

Janice Soares, afirmou que o mais preocupante é a evolução dos casos, pois até na última quinta-feira (24) haviam 12 notificações, e de sexta-feira (25), ou seja, um dia depois, até nesta quarta-feira (30) chegaram mais 16 notificações. Diz ela, “ou seja em um intervalo muito pequeno um volume alto de pessoas adoecendo, inclusive com internações hospitalares. Queremos com essa coletiva é chamar as pessoas à responsabilidade, de vigiar suas casas e não deixar criadouros, de deixar água parada. Por que nós estamos, de acordo com os índices que avaliamos dos anos que tivemos epidemia, estamos sim esperando uma epidemia em Divinópolis, precisamos chamar a população para trabalhar junto conosco, não só o poder público” .

A partir de então, da atual situação, de alerta máximo, até por recomendação do Ministério Público e força de lei, as equipes de saúde terão autorização de solicitarem auxílio da polícia para entrarem nas residências que estiverem abandonadas, vazias ou mesmo que os moradores criem algum tipo de empecilho para que a vistoria seja feita.

Já quanto aos lotes vagos existe a expectativa de que as pessoas denunciem os focos de dengue para que a Semusa possa atuar notificando o proprietário. Todos os finais de semanas, conforme o secretário, haverá os mutirões de limpeza nos bairros.

Como consequência da situação gravíssima, relatada pelo secretário e pela diretora em saúde, o dia “D” de combate a dengue será antecipada do mês de abril para o próximo dia 16 de fevereiro.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade