EXCLUSIVO: MP encerra intervenção no Hospital São João de Deus; Elis Regina assume presidência da Fundação

Publicado por: Redação

Na manhã desta última segunda-feira (09), foi anunciado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o fim da Intervenção Administrativa no Hospital São João de Deus, que atualmente diante da diversificação de serviços prestados na área da saúde passou a ser conhecido como CSSJD – Complexo de Saúde São João de Deus – Além de ter sido empossados os novos membros do Conselho Curador, foi anunciado oficialmente que Elis Regina Guimarães passa a ser a Presidente Executiva da Fundação Geraldo Correa – Na mesma reunião foram anunciados os nomes dos diretores  Administrativo/Jurídico e Financeiro.

Estiveram presentes na reunião como representantes da Comissão Interventora Alan Rodrigo da Silva, Superintendente Regional de Saúde; Amarildo de Sousa, Secretário Municipal de Saúde; a Promotora de Justiça, Coordenadora do Centro de Apoio ao Terceiro Setor (CAOTS), Maria Lúcia Gontijo e Joel Ribeiro, representando o MPMG

Continua depois da publicidade

Justificaram a ausência o Promotor Curador de Fundações, Sérgio Gildin e Nélio Costa Dutra Júnior, Promotor de Justiça de Defesa da Saúde, e João Batista da Silva, membro da Comissão Interventiva indicado pelo Denassus.

Foram empossados pela Comissão Interventora os seguintes membros para Conselho Curador da Fundação Geraldo Correa no quadriênio 2020/2023:

  • José Alonso Dias – Representante da Associação dos Amigos do Hospital São João de Deus (AAHSJD);
  • Willian Guimarães Madeira – Representante único e indicado em conjunto pelas Lojas Maçônicas Estrela do Oeste de Minas, Marcius da Anunciação Dias, Mestre Rangel, Veritas Vincit e Vigilantes do Divino;
  • Tulio Nogueira Valente Marins – Diretor Clínico do Hospital São João de Deus;
  • Karina Gonçalves de Almeida Duarte – Enfermeira eleito pelo corpo de enfermagem do Hospital São João de Deus.

Willian Guimarães Madeira, foi eleito Presidente do Conselho Curador da Fundação Geraldo Correa, e expressou o excelente trabalho que está sendo realizado no Complexo de saúde São João de Deus.

Novos Diretores

Ainda durante a reunião a Comissão Interventora ratificou de forma unanime entre seus membros a indicação de Elis Regina Guimarães para o cargo de Diretor Presidente do inédito Conselho Diretor;  André Waller foi indicado para o cargo de Diretor Administrativo e Jurídico; e  Rosângela Cândida Lara dos Reis para o cargo de Diretora Financeira – Todos assumirão seus cargos em 1º de janeiro de 2020, até 31 de dezembro de 2023.

A agora presidente eleita da Fundação Geraldo Correa, Elis Regina Guimaraes, explicou que a intervenção foi uma tentativa exitosa de recuperação do Complexo de Saúde São João de Deus, composta pela União, Estado, Município e Cosems. E com a saída deles é necessário assegurar a perenidade do hospital, por isso resolveu adotar o modelo das S/A, que estruturam seus conselhos em três grandes grupos: o Conselho Curador, o Conselho Fiscal, e o Conselho Executivo.

Elis Regina, avalia ainda que, a grande mudança está na ação e atuação do Conselho Executivo, que ela considera como uma modernidade inovadora de gestão, que será composto por ela, como Presidente do Conselho Administrativo; um diretor administrativo, que será o responsável operacional por todos os setores do hospital; e um diretor financeiro, que responsável por todas as contas. Com isso as decisões passam a ser compartilhadas, e não mais centralizada, como era anteriormente, exclusivamente sob a responsabilidade da superintendente.

A recuperação do Hospital São João de Deus, com a intervenção do Ministério Público através do CAO-Saúde tornou-se o case de maior sucesso diante de várias intervenções que foram realizadas em todo Estado. O Ministério Público continuará a apoiar o Hospital São João de Deus, junto ao Estado, ao município. Contudo, sem interferir em sua gestão.

Sobre sua ascensão ao cargo de presidente da Fundação Geraldo Correa, Elis afirmou que o seu CPF estará em jogo. Porém, está tranquila, por que confia na cidade, e no São João de Deus. Por essa razão aceitou o convite do Ministério Público em assumir o cargo, e tem orgulho disso. “Quero fazer mais coisa pelo nosso Complexo. Elis, completa, Elis com todo amor, assume em janeiro a presidência do São João”, finalizou.

Representando o Ministério Público de Minas Gerais, a Promotora Maria Lúcia Gontijo, também Coordenadora do Centro de Apoio ao Terceiro Setor – CAOTS, falou que o Ministério Público decidiu por fazer uma intervenção no hospital em um momento difícil, quando ele enfrentava um declínio operacional e financeiro. “Durante esses três anos que o MP esteve a frente do hospital percebemos o seu soerguimento, tanto do ponto de vista operacional, quanto financeiro. O hospital tem dividas, mas estão sob controle. E a Fundação tem condições junto com o Conselho Diretor e com o Curador, e com o Conselho Fiscal, de reassumir toda a gestão, independente da comissão interventiva” .

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade