ACONTECEU: Simpósio para utilização de Trombólise no AVC promovido pelo CIS-URG Oeste


Considerando a atualização de 2018 das estatísticas de acidente vascular cerebral realizada pela American Heart Association (AHA), que aponta que no mundo, a cada quarenta segundos ocorre um AVC e, em média, a cada três minutos e quarenta e cinco segundos uma pessoa morre de AVC e 80% deles são AVC´s isquêmicos (aqueles ocorridos por falta de circulação cerebral), o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do CIS-URG Oeste promoveu Na última sexta-feira (23), o 1º Simpósio de Trombólise no AVC.  

O evento conta com palestras e mesas redonda com médicos e especialistas na área da neurologia e neurocirurgiões de Belo Horizonte e região Centro-Oeste, sendo eles; Marco Aurélio Lobão Mendes, Gustavo Daher Vieira de Moraes Barros, Fidel Castro Alves Meira, Guilherme de Sousa Baptista e Albert Louis Rocha Bicalho, e Jairo Batista Neto.

Participaram do simpósio cerca de  250 profissionais da área da saúde das 54 cidades que integram o CIS-URG Oeste, principalmente aqueles atuantes nas portas de pronto atendimento com urgência e emergência, para que possam fazer um diagnóstico rápido e preciso, pois a trombólise sendo realizada até quatro horas e meia do início dos sintomas, propicia ao paciente grandes benefícios e em alguns casos, recuperação total. O medicamento trombolítico é aquele que ajuda na dissolução de um coágulo.

O Diretor Técnico do SAMU, Marco Aurélio Lobão falou com o Divinews, sobre a importância do Simpósio.

 

 

Um comentário em “ACONTECEU: Simpósio para utilização de Trombólise no AVC promovido pelo CIS-URG Oeste

  • 26 de novembro de 2018 em 17:33
    Permalink

    Parabéns pela iniciativa do Simpósio! A dúvida que fica é a seguinte: existe Actylise (trombolítico) disponível nas unidades para esse tipo de procedimento? Já que se trata de uma medicação de alto custo!

    Resposta

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

COMENTÁRIO SEM IDENTIFICAÇÃO DO FACEBOOK