Após mortes por febre maculosa em Campinas/SP, Vigilância em Saúde Ambiental de Divinópolis faz varredura em áreas de risco em busca de carrapatos estrela

Publicado por: Redação

A Vigilância em Saúde Ambiental iniciou nesta segunda-feira (19/6) um processo de controle ambiental preventivo de 2023, contra a febre maculosa, que o consiste em realizar varredura de áreas de risco em busca do carrapato estrela, transmissor da febre maculosa – O trabalho será realizado nos campos de futebol e locais de concentração de pessoas à beira do rio. Nestes locais foram recolhidas amostras de carrapatos que serão encaminhadas para a Funed, para análise contaminação pela bactéria Rickettsia. O resultado da análise é também um guia para tomada de decisões. Havendo infestação, o local pode ser interditado cautelarmente, total ou parcialmente.

O controle ambiental preventivo contra a febre maculosa acontecerá esta semana, nos seguintes locais:

Continua depois da publicidade

19 de junho: Parque da Ilha
20 de junho: ponte do bairro Manoel Valinhas
21 de junho: Campo do Flamengo
22 de junho:  Clube dos Servidores Municipais.

O trabalho preventivo continua na próxima semana:
26 de junho: Candelária
27 de junho: Bairro Eldorado
28 de junho: Campo do Guarani
29 de junho: Calçadão do Porto Velho e Praça Candidés
30 de junho: Escola de Música e atrás Shopping Pátio

De acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental, a varredura é fundamental para identificar áreas com a presença de carrapatos estrela e também se eles estão contaminados pela bactéria transmissora da doença. Com essas informações é possível informar e alertar a população de locais com risco de contaminação, prevenindo casos da doença. O trabalho preventivo acontece periodicamente, em locais estratégicos, onde há presença de capivaras.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade