CPI contra a COPASA será lida no expediente da Câmara de Divinópolis; Superintendente tenta explicar problemas de desabastecimento; veja as falas dos vereadores

Publicado por: Redação

O vereador e Presidente da Câmara de Divinópolis, Adair Otaviano (PMDB), em caráter de emergência convocou os 17 vereadores para uma reunião que ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), com dois objetivos,  para que eles assinassem o  pedido da instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a Copasa e ao mesmo tempo ouvir as explicações do Superintendente de Operação Centro Oeste, João Martins de Resende Neto sobre os graves problemas de desabastecimento em dezenas de bairros da cidade, que ocorre há dias seguidos deixando os munícipes desesperados – Todos os vereadores que participaram da reunião, não saíram nada satisfeitos com as explicações dadas pelo representante da Copasa. Os que estiveram presentes foram uníssonos na indignação com a empresa pela falta de gestão e planejamento estratégico para não deixar acontecer o que está acontecendo, além do gerenciamento da crise ora instalada, e mais a falta de transparência da empresa em dizer a verdade para a população. O mais dramático foi a confirmação do superintendente que um novo problema ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), quando uma outra bomba que abastece dezenas de bairros localizados em locais mais altos também queimou.     

Continua depois da publicidade

O presidente da Câmara, Adair Otaviano, criticou a não existência de um conjunto de bombas reservas para não ocorrer esse tipo de desabastecimento, falou também das contas duplas que chegam nas residências dos munícipes.

Marcos Vinicius, foi veemente dizendo que o mais correto seria o rompimento do contrato com a Copasa, pela questão da falta de água. E porque ela não vai cumprir o prazo do contrato na questão do tratamento do esgoto.

Cleitinho Azevedo perguntou para o superintendente qual foi o lucro da Copasa no ano passado. E por que não investe no povo e não tem transparência com a população.

José Luís da Farmácia, falou sobre a inexistência de bombas reservas, os problemas de envio de duas contas que a Copasa, as vezes pratica. E questionou sobre o uso de carros pipas para abastecer os munícipes sem água.

Já o Sargento Elton, fez o questionamento da não existência de um plano “B”, falou da qualidade da água que tem saído das torneiras, “água insalubre”, das contas duplicadas e da falta de respeito da empresa com a população.

O vice-presidente da Câmara, Josafá Anderson, fez um único questionamento sobre os decretos assinados pelo Executivo.

O vereador Eduardo Print Junior, também um dos mais incisivos, focou sua fala na falta de transparência da empresa com a população. Enquanto falava estava em sua frente dois recipientes com água amarelada.

Já o Nego do Buriti, questionou sobre a existência de carros pipas para o atendimento da população. Aí veio a surpresa, quando o superintendente informou que a Copasa só tem um único caminhão para atender setores específicos como hospitais, creches e escolas.

O edil Tarzan cobrou o ressarcimento para os cidadãos que tiveram suas caixas sujas. Abordou também a questão do ar existentes nas tubulações que fazem com que os munícipes paguem por ar ao invés de água.

Já o vereador Raimundo Nonato fez uma pergunta que todos gostariam de saber, perguntou quanto custa a bomba que joga a água para as residências. Pasmem, a resposta do representante da Copasa, foi que o valor é de míseros, aproximadamente R$ 100 mil reais. Nonato informou também que os caminhões pipas particulares estão rachando de ganhar dinheiro, pois cada caminhão está custando R$ 470 reais.

O vereador Renato Ferreira também quis informações sobre o preço de uma bomba, e de todo o conjunto. Assim como solicitou que a Copasa seja mais transparente com a imprensa e a população. E que, quando for homologado o contrato com a empresa que ganhou a licitação seja divulgado.

 

Finalizando a participação dos vereadores nos questionamentos à Copasa, Janete Aparecida, falou que a comunicação da empresa está deixando a desejar não apenas com o Poder Legislativo, mas com a imprensa de um modo geral ao não falar a verdade. A vereador solicitou que a empresa instalasse gratuitamente um aparelho na tubulação, com o objetivo de retirar o ar para que os munícipes não paguem por ar e sim por água. Por fim, Janete levantou a suspeita de que a situação está parecendo um racionamento ou rodizio, de forma indireta.

O vereador Cleitinho Azevedo também se pronunciou: https://www.facebook.com/cleitinhovereador/videos/1952954341619806/

Os vereadores Edsom Sousa, Rodrigo Kaboja e Delano Santiago, não estiveram presentes na reunião.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. ZÉ DO POVO disse:

    PERGUNTA PRO PRINT JR SOBRE O CONTRATO QUE A ADMINISTRAÇÃO QUE ELE FAZIA PARTE FEZ COM A COPASA.ELE TEM CULPA E MUITA

Continua depois da publicidade