A Justiça de Minas Gerais condenou o prefeito de Leandro Ferreira, Nivaldo Rodrigues (MDB), além de empresários, empresas e agentes políticos, por fraudes em um concurso público e em um processo licitatório realizados em 2008 no município. A decisão ainda cabe recurso.
A sentença é resultado de uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e foi assinada pela juíza Rachel Cristina Silva Viegas no dia 13 de dezembro de 2025.
Concurso teria sido manipulado para favorecer familiares
De acordo com a decisão judicial, o concurso público foi deliberadamente manipulado para beneficiar parentes do então prefeito, incluindo o filho e a nora de Nivaldo Rodrigues, além de amigos próximos e aliados políticos.
A sentença também aponta que servidores temporários já vinculados à Prefeitura à época dos fatos foram favorecidos, indicando quebra da isonomia, violação aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade na administração pública.
Prefeito exerce novo mandato
Os fatos investigados ocorreram em 2008, durante um mandato anterior de Nivaldo Rodrigues. Atualmente, ele ocupa novamente o cargo de prefeito de Leandro Ferreira, o que amplia a repercussão política da decisão.
Prefeito diz que vai recorrer
Procurado, o prefeito Nivaldo Rodrigues afirmou, por telefone, que não concorda com a sentença e que irá recorrer da decisão.
Ação do Ministério Público
Segundo o MPMG, as irregularidades envolveram tanto o certame público quanto um processo licitatório, caracterizando desvio de finalidade e direcionamento, com prejuízo à lisura dos atos administrativos.
As penalidades aplicadas e os desdobramentos da condenação dependerão do trânsito em julgado, já que ainda há possibilidade de recursos.




