Câmara aprova programa “Gás do Povo’ para famílias carentes; deputados bolsonaristas mineiros votam contra

Medida provisória que cria o programa Gás do Povo passou com ampla maioria na Câmara, muda o formato do vale-gás e teve votos contrários de parlamentares mineiros.

Publicado por: Cassia Misael

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Medida Provisória 1.313/25 que cria o Programa Gás do Povo, por iniciativa do governo federal voltada a famílias de baixa renda com o objetivo de ampliar o acesso ao gás de cozinha gratuito. A aprovação aconteceu nesta última segunda-feira (03),  na primeira sessão deliberativa de 2026, com 415 votos favoráveis, 29 contrários e duas abstenções – Nikolas, Eros Biondini e Junio Amaral, todos do PL votaram contra. 

Após essa etapa, a MP segue agora para análise no Senado Federal, que precisa votar a proposta até 11 de fevereiro, data em que ela perde validade se não for aprovada.

Continua depois da publicidade
O que muda com o Gás do Povo

O novo programa amplia e reformula o atual auxílio-gás. Em vez de simplesmente repassar dinheiro para a compra de botijões, o benefício agora prevê que famílias de baixa renda retirem gratuitamente o botijão de gás de 13 kg em revendedoras credenciadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Beneficiários deverão:

  • Estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);

  • Ter renda per capita de até meio salário-mínimo;

  • Priorizar famílias com renda ainda menor.

A quantidade de botijões por ano varia conforme o número de membros do lar, e o programa não poderá ser cumulativo com o benefício em dinheiro.

Continua depois da publicidade
Quem será beneficiado

Segundo o governo, o programa deve alcançar até 15,5 milhões de famílias, o equivalente a cerca de 50 milhões de pessoas, ampliando significativamente o público atendido em relação ao auxílio anterior.

O Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome projeta que o benefício esteja em pleno funcionamento já em março de 2026.

Como foi a votação na Câmara

A aprovação do texto-base foi ampla, com apoio de praticamente toda a base aliada e parte da oposição. Além do placar de 415 a favor e 29 contra, houve duas abstenções.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), saudou o resultado e destacou que a medida representa um passo importante no combate à pobreza energética e na garantia de dignidade às famílias de baixa renda.

Deputados que votaram contra  destaque para Minas Gerais

Embora a maioria dos deputados tenha aprovado a MP, 29 parlamentares votaram contra. Entre eles, três deputados federais de Minas Gerais, todos do PL (Partido Liberal):

  • Eros Biondini (PL-MG) – Tentará uma cadeira no Senado

  • Junio Amaral (PL-MG) – Tentará ser reeleito deputado federal

  • Nikolas Ferreira (PL-MG) – Tentará a reeleição como deputado federal

Esses três foram os únicos representantes mineiros a registrar voto contrário — a maioria dos demais deputados por Minas Gerais votou a favor da medida.

Nos demais estados, os votos contrários se espalharam entre parlamentares de diferentes legendas, entre eles nomes do PL, Partido Novo, PP, União Brasil, PSDB e outros partidos.

Próximos passos

Depois da aprovação na Câmara, a medida provisória será analisada pelo Senado — que tem até 11 de fevereiro para votar o texto e evitar que ele perca a validade.

Se aprovada no Senado, a MP seguirá para sanção presidencial e se tornará lei, consolidando de vez o Programa Gás do Povo como política pública permanente.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados