Lula vence no cenário global 61% dos brasileiros dizem que ele representa melhor o país que Bolsonaro

Levantamento nacional revela avanço da imagem de Lula no exterior e crescimento na aprovação da política externa brasileira

Publicado por: Cassia Misael

A nova pesquisa AtlasIntel, divulgada nesta terça-feira (15/7), revela que 61,1% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representa melhor o Brasil no cenário internacional em comparação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O índice mostra um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em novembro de 2023, quando 51% dos entrevistados tinham essa percepção.

O estudo ainda mostra que 38,8% dos participantes avaliam que Bolsonaro representava melhor o país externamente, enquanto 0,1% não souberam opinar.

Continua depois da publicidade

A sondagem ganhou relevância por ter sido realizada logo após a recente tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos. Isso ocorreu após o ex-presidente norte-americano Donald Trump anunciar sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros importados, o que levou o governo brasileiro a reagir com base na Lei da Reciprocidade, que estabelece critérios para medidas de proporcionalidade contra barreiras comerciais.

Outro dado que chama atenção é a aprovação da política externa do presidente Lula, que hoje é de 60,2%, contra uma desaprovação de 38,9%. Apenas 0,9% dos entrevistados não responderam. Na edição anterior da pesquisa, realizada em novembro do ano passado, a aprovação era de 49,6%, demonstrando um avanço expressivo no apoio popular à atuação diplomática do atual governo.

O levantamento da AtlasIntel foi feito entre os dias 11 e 13 de julho, por meio de questionários on-line, com uma amostra de 2.841 pessoas de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Os dados fortalecem o discurso de Lula como líder respeitado globalmente e evidenciam uma mudança na percepção dos brasileiros quanto à forma como o país é representado internacionalmente. Em meio a desafios econômicos e diplomáticos, a imagem do presidente parece consolidar-se como símbolo de estabilidade e forte presença do Brasil no exterior.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados