Pesquisa IPEC / Globo aponta vitória de Lula sobre Bolsonaro; Se a eleição fosse hoje Lula teria 55% dos votos válidos e Bolsonaro 45%

Publicado por: Redação

Segundo o resultado da pesquisa IPEC / Globo feita entre o último sábado (8) e ontem, segunda-feira (10) e que tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 55% dos votos válidos, e Bolsonaro, 45%. – Já em percentuais totais, a pesquisa encomendada pela Globo aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 42% – Este é o segundo levantamento do instituto após o primeiro turno das eleições. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Intenção de voto (estimulada — votos totais) Resposta única, em %

Continua depois da publicidade
  • Lula (PT): 51%
  • Bolsonaro (PL): 42%
  • Branco e nulo: 5%
  • Não sabem/não responderam: 2%

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45% (veja infográfico abaixo). Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Já na sondagem espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 49%, e Bolsonaro, com 42% (veja infográfico abaixo). Brancos e nulos somaram 5% – e 4% dos entrevistados disseram que não sabem ou preferem não opinar.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre sábado (8) e segunda-feira (10), em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Destaques da pesquisa

O levantamento mostra que Lula vai melhor entre eleitores que:

  • avaliam negativamente o governo Bolsonaro (oscilou de 91% para 92%);
  • moram na região Nordeste (oscilou de 69% para 70%);
  • com renda familiar mensal de até 1 salário mínimo (oscilou de 64% para 65%), frente aos que têm renda familiar de mais de mais de 5 salários mínimos (varia de 30% para 31%);
  • são católicos (oscilou de 59% para 60%);
  • têm ensino fundamental (foi 58% para 62%), frente aos que têm ensino médio (segue com 48%) e superior (variou de 46% para 42%);
  • se autodeclaram como pretos/pardos (oscilou de 55% para 57%), na comparação com quem se autodeclara branco (oscilou de 45% para 44%).
  • e moram em domicílio no qual alguém recebe benefícios do governo federal (oscilou de 58% para 59%), na comparação com aqueles que moram em domicílios onde ninguém recebe auxílio do governo (segue com 48%)

Bolsonaro, por sua vez, vai melhor entre eleitores que:

  • avaliam como ótima ou boa a sua gestão (permanece com 91%);
  • têm renda familiar mensal superior a 5 salários mínimos (variou de 65% para 62%), em relação àqueles que têm renda de até 1 salário mínimo (oscilou de 29% para 28%);
  • são evangélicos (tinha 51% neste segmento, agora tem 63%);
  • vivem nas regiões Sul (oscilou de 54% para 56%) e Norte/Centro-Oeste (oscilou de 53% para 52%);
  • têm ensino superior (oscilou de 49% para 50%), na comparação com os menos instruídos (oscilou de 34% para 32%);
  • se autodeclaram brancos (de 47% para 50%), em relação aos que se autodeclaram pretos/pardos (varia de 39% para 36%);
  • e os que moram em domicílio no qual ninguém recebe benefícios do governo federal na comparação com aqueles moram em domicílios onde alguém recebe tais auxílios (mantém, respectivamente, os percentuais de 45% e 37%).

 Simulações anteriores de 2º turno

Antes do primeiro turno, que aconteceu em 2 de outubro, o Ipec também fez simulações de segundo turno. Na sondagem divulgada na véspera da votação, Lula tinha 52% das intenções de voto, e Bolsonaro, 37%.

A diretora do instituto, Márcia Cavallari, afirmou na semana passada, em entrevista à GloboNews, que não se deve fazer uma comparação entre os levantamentos anteriores ao primeiro turno e os posteriores. “Porque é uma nova situação, em que o eleitor se reposiciona”, explicou ela.

 Índice de rejeição dos candidatos

 A pesquisa Ipec apontou ainda o índice de rejeição dos candidatos. A sondagem mostra que 48% dos eleitores brasileiros não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 42% não votariam de jeito nenhum em Lula.

O levantamento anterior do instituto, divulgado em 5 de outubro, indicou que o atual presidente tinha 50% de rejeição, e o petista, 40%.

Índice de aprovação do governo

 A pesquisa Ipec apontou também os índices de avaliação do atual governo. A sondagem mostra que o presidente Bolsonaro tem 41% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 38% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 19%.

O levantamento anterior do instituto, divulgado em 5 de outubro, indicou que o atual presidente era aprovado por 35% e reprovado por 42%.

O Ipec também aponta que 53% dos brasileiros desaprovam a maneira de Bolsonaro Governar, enquanto 43% a aprovam. Os dados do levantamento também apontam um cenário melhor para Bolsonaro na comparação com o aferido no fim do mês passado

Índice de definição de voto

Quanto ao índice de definição de voto, a pesquisa Ipec aponta que 94% dos eleitores dizem estar totalmente decididos quanto a quem vão votar no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião somam 6%.

O levantamento anterior do instituto, divulgado em 5 de outubro, indicou que 92% dos eleitores diziam estar decididos sobre o voto

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Sisi disse:

    Instituto,no Brasil,eu não confio,

Continua depois da publicidade