Minas Gerais busca assegurar o cumprimento da legislação que garante contrapartidas proporcionais à extensão de sua malha ferroviária nas renovações antecipadas de concessões ferroviárias. Essas demandas foram destacadas no debate público “Trens de Minas”, realizado na terça-feira (18) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De Divinópolis, apenas a deputada Lohanna (PV) participou do debate, destacando a importância do tema para cidade, que é atravessada pela malha ferroviária. Nem o prefeito Gleidson Azevedo (Novo), nem o deputado Eduardo Azevedo (PL), nem o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) compareceram ou enviaram representantes.
O evento, promovido pela Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, discutiu a necessidade de repactuar as renovações antecipadas de concessões ferroviárias. No entanto, a ausência de representantes políticos de Divinópolis foi notável. Os participantes do debate reivindicaram que as contrapartidas das concessionárias para o Estado sejam alocadas em uma conta específica de Minas Gerais, em vez de serem direcionadas ao caixa único do Tesouro Federal, como ocorre atualmente.
O tema já vem sendo discutido pelos parlamentares há vários anos, com uma das principais queixas sendo os baixos investimentos em Minas Gerais. As linhas que tiveram suas concessões renovadas possuem extensos trechos em território mineiro, mas os recursos mais substanciais são destinados a outros estados, principalmente São Paulo e Goiás.
Um exemplo citado foi o das linhas férreas concedidas à MRS Logística S.A., que tem 1.643 quilômetros de extensão. Quase metade da malha da MRS renovada está em Minas Gerais, mas São Paulo, com apenas 25% da malha, receberá a maior parte dos investimentos (81,5%).







Comparar a VLI com a MRS é a mesma coisa de comprar brasil com suiça.
Tem outra , Minas esta no meio do caminho , aos poucos a oficina esta sendo transferida para Espirito Santo, daqui uns anos nem oficina vai term em Divinopolis. e ate a central que hoje esta em BH, corre risco de ir para Espirito santo tambem.
Uma pena,uma audiência para debater tema de alta relevância para Divinópolis e os representantes políticos da cidade não comparecem. A excessão foi a combativa deputada Lohanna França, parabéns deputada.