CIS-URG Oeste passa a administrar a UPA de Divinópolis dentro de 30/40 dias; Assembleia de prefeitos aprova por unanimidade

Publicado por: Lorena Moura

O Divinews acompanhou na manhã desta segunda-feira (13),  a Assembleia Ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG Oeste). Antes da votação que definiu o futuro da gestão da UPA Padre Roberto, que por votos unanimes dos prefeitos presentes passará a ser administrada pelo Consórcio, foi colocado em discussão e aprovado o relatório de 2023  – Fato é que, após o pedido de socorro que o prefeito de Divinópolis Gleidson Azevedo fez para que o CIS-URG assumisse a administração da UPA Padre Roberto, em substituição ao IBRAP, os prefeitos presentes e alguns secretários de saúde representando outros chefes do Executivo que não conseguiram estar presentes, aprovaram por unanimidade  a mudança. 

De acordo com o secretário Executivo do CIS-URG, José Márcio Zanardi, avaliou como um grande desafio para o consórcio assumir a gestão da UPA Divinópolis. Zanardi explicou que tanto a pedido do prefeito quanto da vice-prefeita, o modelo de gestão que atualmente é feito por uma OS (Organização Social fosse mudado e passe a ser como um consórcio público. Quanto ao orçamento atual do consórcio, que um dos prefeitos levantou dúvidas sobre se haveria algum tipo de problema, orçamentário assim como de pessoal suficiente, além de quem seria a responsabilidade de questões jurídicas de responsabilização do CIS-URG,  Zanardi explicou que a questão levantada pelo prefeito foi importante. Mas que o modelo, principalmente que tange ao aumento de pessoal já está contemplada no atual contrato com o IBRAP e isso não mudará. Assim como, segundo o secretário Executivo, a questão do orçamento, terá aporte da prefeitura, na operação normal do equipamento, quando possíveis necessidades de incrementação de recursos. Finalizando sobre possíveis demandas judiciais disse que existe o contrato de rateio que é feito, e com previsibilidade no “contrato de programa’ e isso vai poder arcar com qualquer tipo de ação judicial, desde conste no contrato entre as duas partes, prefeito e CIS-URG.

Continua depois da publicidade

O prefeito de Itaguara, o Geraldo Doninzete, conhecido como Chumbinho, afirmou que foi um grande passo com a UPA de Divinópolis para que o CIS-URG possa posteriormente administrar outras unidades  UPA; “E se o consórcio é uma sucesso nacional, e a administração de Divinópolis optou por  nos convidar, é sinônimo de uma boa administração. O mais importante é que o consórcio vá de encontro as necessidades da população, ou seja atender na hora e dentro de suas necessidades para preservação da vida. Quanto o orçamento, minha avaliação é que, se a metade vem do governo federal e a outra metade são os municípios que vão pagar, é preciso ter um caixa e planejamento bem feito”, finalizou.

O prazo para que o CIS-URG passe efetivamente a administrar a UPA Padre Roberto, será em torno de 30 a 40 dias, para que ocorra a transição sem comprometer ainda mais a assistências aos usuários do sistema.

EM ANDAMENTO

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade