Dia 30 acaba o prazo para motoristas das categorias C, D e E fazerem o exame toxicológico

Publicado por: Lorena Moura

Os motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E com vencimento entre julho e dezembro devem realizar o exame toxicológico até 30 de abril. Os motoristas com validade da CNH entre janeiro e junho tiveram até 30 de março para realizar o exame.

A Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), informa que motoristas que ainda não realizaram o exame toxicológico devem agendar o teste em um laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para regularizar sua situação. O não cumprimento do prazo constitui infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.

Continua depois da publicidade

De acordo com dados da Senatran, em 6 de abril, 3,4 milhões de motoristas nas categorias C, D e E ainda não realizaram o exame toxicológico no Brasil. Em Minas Gerais, 274 mil motoristas ainda não fizeram o exame.

A superintendente de Habilitação da CET-MG, Christiane Lazzarotti, ressalta que o exame é válido por 90 dias a partir da coleta da amostra. “Os motoristas com CNH a vencer até o final do ano devem ficar atentos a esse prazo de 90 dias para evitar a necessidade de fazer outro exame ao renovar a habilitação”, orienta.

Confira como verificar se o exame toxicológico está em dia:

  • Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT).
  • Acesse a área do condutor no CDT.
  • Clique em “Exame toxicológico”.
  • Verifique se o prazo para realizar o exame está vencido.
  • Se estiver vencido, procure um laboratório credenciado pela Senatran para realizar o exame toxicológico.

Fonte: Agência Minas

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade