Governo adverte sobre informações falsas relacionadas à Carteira de Identidade Nacional

Publicado por: Lorena Moura

Alerta da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) sobre Notícias Falsas Relacionadas à Carteira de Identidade Nacional (CIN)A PCMG e a Seplag-MG estão alertando a população para a disseminação de informações falsas acerca da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Desde janeiro deste ano, mais de 400 mil unidades foram emitidas em todo o estado nos Postos de Identificação e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

De acordo com a coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, delegada Danielle Aguiar, é falsa a informação de que a primeira via da CIN seria gratuita apenas em 2024. “Essa notícia não procede. A primeira via da CIN é gratuita para qualquer cidadão, a qualquer momento, sem necessidade de urgência. O modelo anterior da carteira de identidade permanecerá válido até 23/2/2032”, esclarece.

Continua depois da publicidade

A diretora do Instituto de Identificação, delegada Adriana de Barros Monteiro, ressalta que a criação e disseminação de notícias falsas como essa não apenas podem resultar em responsabilização penal, mas também acarretam sérios prejuízos ao serviço público.

Emissão:

Desde a adoção da CIN em Minas Gerais, a PCMG tem se dedicado para garantir o acesso de todos os cidadãos a este serviço essencial. No entanto, o aumento no volume de pedidos devido a um alarme falso pode prejudicar aqueles que realmente necessitam urgentemente do documento.

“A informação oficial deve ser obtida nos sites da PCMG (www.policiacivil.mg.gov.br) e da Seplag-MG (www.planejamento.mg.gov.br), além do Portal MG (www.mg.gov.br)”, destaca Monteiro.

A emissão do documento é possível nos postos do Instituto de Identificação em Minas Gerais e nas 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

“São disponibilizadas 5,8 mil vagas diárias para emissão das carteiras de identidade nas UAIs, e estamos trabalhando em conjunto com a PCMG para ampliar a capacidade de atendimento. Nos casos de urgência, o cidadão pode enviar uma mensagem através do Fale Conosco no Portal MG, explicando o motivo da urgência e anexando a documentação comprobatória, para que a UAI avalie a possibilidade de agendamento emergencial”, explica o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional e esclarecer dúvidas, clique aqui.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade