Marielle Franco: Braga Netto, ex-vice do candidato Bolsonaro, foi quem promoveu o delegado preso hoje pela PF

Publicado por: Redação

O delegado Rivaldo Barbosa foi indicado para ocupar a secretaria de Polícia Civil uma semana antes do assassinato de Marielle Franco e assumiu o cargo na véspera do crime. Quem o promoveu — Barbosa ocupava então a Delegacia de Homicídios — foram os generais Braga Netto e Richard Nunes, respectivamente interventor do governo Temer na Segurança Pública do Rio e secretário de Segurança na intervenção – Na ocasião, eles apostavam  que Barbosa tinha “credibilidade” na Polícia Civil fluminense, além de “quilometragem” e independência – Como se vê, Nunes e Braga Neto escolheram mal. Muito mal.

Em sua posse, Barbosa afirmou que uma de suas prioridades seria “combater a corrupção”. Acreditou quem quis.

Continua depois da publicidade

A PF suspeita que Rivaldo Barbosa participou dos preparativos para o assassinato de Marielle. Não como mandante. Mas garantindo aos irmãos Brazão a impunidade da dupla. Afiançando que travaria as investigações. Barbosa, aliás, está desde 2019 na mira da PF.

Em maio daquele ano, o delegado da PF Leandro Almada, hoje superintendente regional da PF no Rio, assinou um relatório reservado afirmando que Barbosa deveria ser investigado pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio). Motivo: o então chefe da Polícia Civil do Rio (ele assumiu o cargo na véspera do crime) era suspeito de ter recebido uma propina de R$ 400 mil para atrapalhar as investigações do assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes. Dizia o relatório:

“Foram trazidas suspeitas de suposta corrupção envolvendo servidores da Delegacia de Homicídios, especificamente sobre o então chefe da Polícia Civil, Rivaldo Barbosa, e servidores a ele relacionados, notadamente chefes da equipe de investigação da Delegacia de Homicídios”.

Como desdobramento da operação de hoje da PF, a investigação vai atingir também aqueles que, desde 2018, quando o assassinato aconteceu, não deixaram as autoridades investigarem, plantaram pistas falsas e travaram o andamento das apurações — são sobretudo políticos e policiais.

A prisão de Rivaldo Barbosa já é uma indicação disso. Ele era simplesmente o chefe da delegacia de Homicídios do Rio quando o crime foi tramado e, uma semana antes da execução de Marielle, foi promovido a chefe da Polícia Civil. Ali, nenhuma investigação séria andou neste caso.

Mas, afinal, por que o ex-chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, foi preso na operação que também mirou os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, suspeitos de serem os mandantes da morte de Marielle Franco e Anderson Gomes?

Barbosa, aliás, está desde 2019 na mira da PF. Em maio daquele ano, o delegado da PF Leandro Almada, hoje superintendente regional da PF no Rio, assinou um relatório reservado afirmando que Barbosa deveria ser investigado pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio). Motivo: o então chefe da delegacia de Homicídios do Rio era suspeito de ter recebido uma propina de R$ 400 mil para atrapalhar as investigações do assassinato de Marielle e do motorista Anderson Gomes. Dizia o relatório:

Fonte: O Globo

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Rafael Matos disse:

    E dai, por acaso Lula que indicou todos os ministros presos no mensalão teve alguma culpa?

Continua depois da publicidade