Não bastasse ser pivô da crise sanitária da covid-19 no Brasil, Bolsonaro provoca grave crise institucional com saída dos comandantes das Forças Armadas

Publicado por: Redação

Nesta terça-feira (30) o Ministério da Defesa anunciou a saída dos comandantes das três Forças Armadas, Edson Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Moretti Bermudez (Aeronáutica) – Na nota, o ministério não informou o motivo da saída dos três nem anunciou os substitutos

Segundo o G1, o site da Globo, o anúncio acontece um dia após Fernando Azevedo e Silva ter deixado o cargo de ministro da Defesa. Para o lugar dele, foi anunciado o general da reserva Walter Souza Braga Netto, que até então comandava a Casa Civil.

Continua depois da publicidade

Mais cedo, nesta terça, Pujol, Barbosa e Bermudez se reuniram com Braga Netto, em Brasília. O colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti já havia informado que os três haviam decidido colocar os cargos à disposição.

Esta é a primeira vez desde 1985 que os comandantes das três Forças Armadas deixam o cargo ao mesmo tempo sem ser em período de troca de governo.

Segundo o Blog do Camarotti, a saída de Fernando Azevedo e Silva, nesta segunda (29), foi recebida com preocupação por integrantes da ativa e da reserva das Forças Armadas e como algo além de uma troca para acomodação de espaços no primeiro escalão do governo.

Ao colunista, um general da reserva enxergou o movimento como um sinal de que o presidente Jair Bolsonaro deseja ter maior influência política nos quartéis.

Em novembro do ano passado, o comandante do Exército, Edson Pujol, afirmou que os militares não querem “fazer parte da política, muito menos deixar a política entrar nos quartéis”.

Na ocasião, o vice-presidente Hamilton Morão, também general quatro estrelas da reserva, reforçou a posição de Pujol.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Gil disse:

    Comentário sem noção não deveria ser publicado, isto sim!

  2. Rodrigo disse:

    O presidente é o pivô?? Kkkk
    Alguém explica ou ensina o dono desse blog de fofoca, que a autonomia do presidente frente a Pandemia foi retirada pelo STF, seria ignorância ou burrice do editor?
    Blog fraco, mente descaradamente, desinforma como a maioria dos jornais e blog’s de fofoca desse país

Continua depois da publicidade