Inscrições abertas para curso sobre princípios, conceitos e metodologias de educação ambiental

Publicado por: Redação

Interessados têm até 12/3 para se inscrever na nova edição do curso de “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”. Gratuita e aberta ao público em geral, a formação é promovida via Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) na modalidade de educação a distância (EaD). As inscrições podem ser feitas por meio do link no Trilhas do Saber.

O objetivo do curso é disponibilizar e compartilhar informações sobre questões fundamentais de educação ambiental, conceitos e definições, base legal e fatos históricos relevantes. Além disso, aborda os fundamentos e princípios discutidos e adotados atualmente, bem como as metodologias no processo de educar ambientalmente e os desafios atuais.

Continua depois da publicidade

O material oferecido demonstra alguns exemplos de projetos e atividades voltadas para a educação formal e informal, e visa orientar os indivíduos quanto às relações com o ambiente e o contexto social em que vivem, mostrando como se desenvolve a educação ambiental dentro do contexto da gestão do meio ambiente.

“O futuro da humanidade depende de uma educação ambiental sólida, capaz de sensibilizar e preparar as pessoas para cuidarem do nosso planeta de forma consciente e responsável. Nesse sentido, os cursos oferecidos pelo Estado, de forma gratuita, contribuem para o aprimoramento desse conhecimento e para o debate de ideias. É uma oportunidade para professores, estudantes, gestores públicos e analistas do meio ambiente se aprofundarem nos conteúdos propostos”, ressalta o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Franco.

As aulas vão começar em 18/3 e seguem até 28/5. A carga horária é de 40 horas.


Mais de 20 mil pessoas

Entre 2019 e 2023, nove turmas realizaram o curso, que totalizou a participação de 20.655 pessoas, entre profissionais de diversas áreas, como educação, engenharia, administração, saúde, entre outros. Alunos ligados a sindicatos, associações e Organizações não Governamentais (ONGs) também assistiram aos conteúdos.

A alta gama de profissionais explica a boa avaliação do curso. Isso porque em uma escala de 0 a 10, o público avaliou as aulas nos últimos cinco anos com a nota 9. O curso tem aprovação da Secretaria de Estado de Educação (SEE), com chancela da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.

Cabe ressaltar que o curso está inserido no contexto do Programa de Educação Ambiental “Jovens Mineiros Sustentáveis” (JMS), por meio do qual os profissionais de educação dos municípios envolvidos, são capacitados para desenvolverem os conteúdos do programa.

Para a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, por meio desse curso, a secretaria busca desenvolver habilidades, novas posturas e comportamentos de pessoas responsáveis por ministrar conteúdos e que estão à frente como educadores ambientais. “A mudança que queremos vem de educar as pessoas, almejando novas relações entre os seres humanos e a natureza”, pontua.

“O investimento em projetos de educação ambiental impulsiona ações mais efetivas para a preservação do meio ambiente e o uso responsável dos recursos ambientais. Nossas ações capacitam técnicos, educadores, alunos e diversos agentes da população mineira para que cada um se torne multiplicador de informações e de novas condutas sustentáveis”, frisa a diretora de Educação Ambiental, Maristela Rodrigues.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade