Prefeitura de Bom Despacho emite nota de pesar pela morte de jovem de 17 anos vítima da dengue

Publicado por: Brener Mouroli

A Prefeitura de Bom Despacho, emitiu, na manhã desta sexta-feira, uma nota de pesar pelo falecimento da jovem Maysa Silva, de 17 anos, vítima da dengue. Por meio da Secretaria de Saúde, a prefeitura lamentou a morte da jovem bom-despachense, de 17 anos. Segundo a nota divulgada, a jovem buscou por ajuda na noite da última quinta-feira (22) apresentando um estado agravado da doença, ao chegar no local, a adolescente foi atendida, mas não resistiu. Em 2024, de janeiro ao dia 19 de fevereiro, Bom Despacho registrou 1.650 notificações da doença, 191 confirmações de dengue e, até o momento, este é o primeiro caso de morte por dengue confirmado.

Veja a nota de pesar:

Continua depois da publicidade

Nos solidarizamos com a família e amigos. Informamos que a cidadã procurou ontem, 22, a Unidade Referência com um quadro de saúde já bastante agravado. Até o momento a Secretaria de Saúde não havia sido notificada da suspeita de dengue. A paciente chegou na unidade de Referência sendo prontamente atendida e encaminhada ao serviço de urgência.

Há de se ressaltar que toda a Assistência Médica foi prestada tanto na Unidade Referência quanto na Santa Casa de Bom Despacho.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a buscar uma Unidade Básica de Saúde – UBS em caso dos sintomas: Febre alta > 38°C; dor no corpo e articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a buscar a Unidade de Pronto Atendimento – PA nos casos de: Dor intensa e contínua na barriga; Vômitos contínuos; Perda de sentidos e queda de pressão; Inchaço no corpo; Sangramento de mucosa (gengiva, boca, nariz); Desidratação elevada; Inconsciência e convulsão; Irritabilidade.

Não realize automedicação e não menospreze a doença. Apesar de não existir medicação e tratamento específico, a dengue é uma doença dinâmica, podendo evoluir para a remissão dos sintomas ou agravamento do quadro, e, portanto, necessita de seguimento adequado. Dessa forma, diante da suspeita de dengue, deve-se priorizar a hidratação e imediatamente procurar acompanhamento médico em uma Unidade Básica de Saúde, já nos primeiros sintomas. Assim, a doença pode ser diagnosticada e o paciente ser orientado quanto aos cuidados que deve ter para o tratamento.

A cidade, assim como Minas Gerais e todo o Brasil, vive um momento de sazonalidade das arboviroses: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A Prefeitura convoca a população a contribuir no controle da doença, visto que 95% dos focos do mosquito estão dentro das residências.

A Prefeitura de Bom Despacho tem realizado sua parte com ações como controle mecânico, utilização de larvicida e bloqueios com inseticidas nos bairros com maior número de notificações. Além disso, promove campanhas e ações educativas para conscientizar a população. Mas é importante que a população faça a sua parte com a manutenção diária de ações preventivas, não deixando água acumulada e parada.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade