Carnaval 2024 – Cemig reforça medidas de segurança para foliões aproveitarem os blocos em BH

Publicado por: Brener Mouroli

Com o objetivo de manter a segurança no Carnaval 2024, em meio aos preparativos para a festa mais aguardada do ano, a empresa faz parte do workshop ‘Prevenção e Medidas de Segurança – Blocos de Rua’, promovido pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), que ocorreu na ultima terça-feira (23). O evento revelou ações preventivas e diretrizes para garantir uma folia vibrante e segura. Com a missão de atingir ‘zero acidente’, a Cemig compartilhou detalhes sobre a aprovação de trajetos, critérios rigorosos e orientações cruciais, visando um Carnaval eletricamente seguro. Confira como a empresa líder em energia está iluminando o caminho para um Carnaval sem incidentes, promovendo a cultura e a segurança de maneira inovadora.

Durante o evento, a Cemig apresentou suas ações preventivas e forneceu orientações essenciais sobre segurança relacionada à rede elétrica durante os eventos de Carnaval de rua deste ano. O encontro contou com a presença não apenas de representantes da empresa, mas também do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e membros dos principais blocos da capital, que discutiram a segurança durante todos os dias de celebração, desde os eventos pré-Carnaval até os pós-feriado.

Continua depois da publicidade

Francis Nascimento, engenheiro de Segurança do Trabalho da Cemig, representou a empresa no encontro, destacando a meta da companhia de alcançar “zero acidente”. Ele explicou que, dos mais de 580 desfiles cadastrados, mais de 460 tiveram seus trajetos aprovados pela Cemig, responsável pelo aval de segurança em relação à rede elétrica nos percursos propostos pelos blocos. Outras solicitações estão em análise para obter as respectivas aprovações da companhia, que realiza a inspeção dos trajetos.

Na análise dos trajetos dos trios, a Cemig observa critérios básicos de segurança, como especificações do cabeamento, cuidados com fios partidos, poda de árvores e a condição dos postes no trecho em questão. É proibido o contato dos trios com qualquer componente, cabos ou equipamentos da rede de distribuição. A altura dos cabos, tanto da Cemig quanto de uso mútuo, é verificada com base nas medidas dos trios.

Além disso, a Cemig inspeciona os circuitos solicitados pelos blocos, identificando possíveis situações de risco envolvendo a rede de Distribuição Aérea e Subterrânea. A companhia empenha-se em garantir a segurança da população durante os eventos, adotando medidas preventivas e orientando a comunidade sobre boas práticas.

Orientações para aproveitar o carnaval 2024 BH

  • Não lance serpentinas na rede elétrica, especialmente as metálicas.
  • Evite tirar fotos com “pau de selfie” em cima de trios elétricos, camarotes e carros de som. A aproximação com a rede elétrica pode ser fatal.
  • Não coloque enfeites em postes nem na fiação elétrica.
  • Não suba em postes, árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica.
  • Não jogue jatos d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito.
  • Não solte fogos de artifício perto da rede elétrica.
  • Nunca faça ligação direta na rede elétrica, o popular “gato”. Essa prática é crime e coloca a sua vida e a de outras pessoas em risco.
  • Em caso de fio partido, mantenha distância e acione imediatamente a Cemig através do telefone 116.

Em caso de fio partido, é recomendado manter distância e acionar imediatamente a Cemig através do telefone 116. Em situações de acidentes envolvendo a rede elétrica, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e a Polícia Militar pelo telefone 190.

O Carnaval da Liberdade Cemig 2024 contempla investimentos de R$ 8,9 milhões em 33 projetos, distribuídos em 15 cidades. Os municípios beneficiados incluem Belo Horizonte, Contagem, Diamantina, Divinópolis, Itapecerica, Itaúna, Juiz de Fora, Ponte Nova, Paracatu, Sabará, Teixeiras, Tiradentes, Tiros, Três Pontas e Uberlândia. A seleção dos projetos contemplados foi realizada por meio de um edital aberto pela Cemig, que recebeu 288 inscrições. Em Belo Horizonte, a empresa patrocina 11 blocos de rua, esperando atrair cerca de 1,5 milhão de foliões.

Leia também:

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade